Mackenzie celebra Culto em Ação de Graças pelos 166 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

Celebração reuniu líderes da IPB, autoridades da universidade e marcou também o início do segundo semestre letivo

13.08.202512h34 Bruno Carvalho

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie celebra Culto em Ação de Graças pelos 166 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

Na manhã de terça-feira, 12 de agosto, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sediou o Culto em Ação de Graças em comemoração aos 166 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). A celebração contou com a pregação do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, e reuniu membros da Diretoria Executiva (Direx) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, integrantes do Conselho Deliberativo do IPM e representantes da IPB de diversos sínodos de várias cidades.

Durante a pregação, o reverendo Robinson fez um retrospecto histórico da fundação da IPB, relembrando a chegada do missionário Ashbel Green Simonton ao Brasil. A mensagem central destacou a humildade como marca dos grandes servos de Deus, “por que Simonton, um gigante da fé, se avaliava como um pigmeu? Porque é exatamente isso que caracteriza os grandes aos olhos de Deus, ter a consciência de que são pequenos diante da grandiosidade ímpar e singular daquele a quem eles servem, Jesus Cristo”, afirmou o chanceler.

Segundo ele, essa perspectiva reforça que, “o reino é de Deus, não é da IPB. A IPB não é nossa e nem de ninguém, nem de Simonton, mas sim pertence a Deus. Ele é o cabeça, nós somos apenas membros, somos servos e, quanto mais formos apenas servos, mais Ele será reconhecido como o dono, porque convém que Ele cresça e ‘eu’ diminua”. A reflexão foi fundamentada no texto bíblico de Mateus 11:2-11.

O reverendo Robinson também ressaltou a relevância de celebrar o aniversário da IPB dentro do Mackenzie, “como todos nós sabemos, a Igreja Presbiteriana do Brasil é a associada vitalícia do Instituto Presbiteriano Mackenzie, portanto, de certa maneira, o Mackenzie é da Igreja Presbiteriana, embora seja uma obra educacional aberta a toda sociedade. A cada ano, celebramos com gratidão a Deus essa história e, ao mesmo tempo, colocamos as nossas petições para que, na nossa geração e nas próximas, o Mackenzie continue cumprindo a sua missão de educar e cuidar do ser humano criado à imagem de Deus para o exercício pleno da cidadania em um ambiente de fé cristã reformada. Então, hoje é dia de celebrar, dia de refletir, de se comprometer cada vez mais”, adicionou ele.

O culto também marcou simbolicamente o início do segundo semestre letivo de 2025. Nesse contexto, o chanceler deixou uma mensagem de boas-vindas à comunidade acadêmica, destacando o privilégio de receber novos estudantes e a responsabilidade de oferecer formação de excelência. Ele enfatizou o desejo de que este seja um período de grandes conquistas para todos, tanto para os que estão chegando, quanto para os que dão continuidade à sua trajetória no Mackenzie.

Você pode acompanhar o culto completo aqui: