A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, realizou na noite da última terça-feira, 11 de novembro, o Culto em Ações de Graças, em reconhecimento e gratidão a Deus pelas bênçãos e conquistas alcançadas ao longo do ano de 2025. O momento de celebração e reflexão reuniu gestores, professores, alunos e colaboradores do campus, em um ambiente marcado por fé, comunhão e louvor.
A pregação ficou a cargo do reverendo Hilder Stutz, que conduziu uma mensagem sobre gratidão, fé e propósito de vida, destacando que “um coração agradecido tem a possibilidade de ser um coração saudável”. Segundo ele, o ato de agradecer é capaz de transformar a forma como enxergamos a vida, pois a “gratidão traz sentido ao nosso passado, traz paz para o nosso presente e cria uma sólida visão de esperança e fé no amanhã”.
Stutz também refletiu sobre o papel da universidade como espaço de formação integral. “Queremos dizer de valores e princípios que nós cremos, para uma vida, e vida em abundância. Que Deus continue escrevendo histórias através desta instituição”.
Entre as autoridades presentes estavam o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro; o coordenador geral do campus Alphaville, professor Anaor Carneiro; o reverendo José Roberto; o reverendo Rick Loureiro; o reverendo Roberto Ferreira; e o membro do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Maurício Meneses.
“Tudo vem pela graça de Deus e precisa ser devolvido a Ele em forma de gratidão”
Durante sua saudação, o chanceler Robinson Grangeiro destacou a importância de reconhecer a graça divina em cada conquista da instituição. “Louvamos a Deus pelo que Ele tem feito no Colégio, louvamos a Deus pelo que Ele tem feito na Universidade, e tudo isso é fruto exclusivamente da graça de Deus. E, se tudo vem por graça de Deus, tudo precisa ser devolvido a Ele em forma de gratidão”, afirmou.
O chanceler também ressaltou o papel da capelania na vida espiritual da comunidade mackenzista, agradecendo a equipe que atua nas atividades devocionais. “Nós queremos, em nome da Chancelaria e das capelanias, agradecer toda a direção do Colégio e da Universidade pelo apoio dado ao nosso trabalho espiritual, que tem sido expressão real e genuína da nossa gratidão a Deus”.
Grangeiro fez um breve retrospecto das bênçãos concedidas à UPM Alphaville. “A Bíblia nos recomenda que a gente não se esqueça de nenhum dos benefícios de Deus. O que Ele tem feito aqui em Alphaville, por meio do Mackenzie, tem sido grandioso. Temos tido resultados maravilhosos e uma inserção cada vez maior na sociedade ao redor, com um serviço de excelência”, disse o chanceler.
Crescimento e reconhecimento marcam o ano do campus Alphaville
O coordenador geral do campus Alphaville, professor Anaor Carneiro, também participou do momento de oração e expressou gratidão pelas conquistas de 2025. “Deus tem sido muito bondoso para o nosso campus, em particular pelas bênçãos que temos recebido, pelo crescimento contínuo das inscrições do vestibular e pelo aumento consistente do número de alunos. Já atingimos a marca de 1.700 alunos entre os cursos presenciais, EAD e pós-graduação”, disse.
Durante sua fala, ele destacou o reconhecimento institucional obtido ao longo do ano. “Estamos agradecendo pelas avaliações do MEC, que deram as melhores notas aos nossos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Isso reforça a característica do nosso campus, com cursos bem qualificados e reconhecidos pelo mercado.”
Ele também lembrou a abertura do curso de Administração Matutino, novo marco para o campus. “É motivo de muita alegria, porque são mais jovens que nós iremos abençoar. Entendemos que nosso trabalho é um campo missionário. Hoje já somos uma referência no mercado e isso nos alegra muito”, disse o coordenador geral.
Um momento de comunhão e reconhecimento
Ao longo do culto, orações, cânticos e palavras de gratidão marcaram a cerimônia, que reafirmou o compromisso do Mackenzie com seus princípios cristãos e educacionais.
O Culto em Ações de Graças da UPM Alphaville celebrou não apenas as realizações institucionais, mas também o propósito maior da fé e do serviço cristão. Como destacou o reverendo Hilder Stutz, “estamos aqui para celebrarmos a bênção de sermos escola, de sermos universidade, e de podermos proclamar um conhecimento que transforma vidas e dá sentido à nossa história”.










