1º AI Business & Science: IA Impulsionando Negócios e Inovação

Compartilhe nas Redes Sociais
Iniciativa conjunta entre a Mackenzie e a Abria reforçou o compromisso com a educação por meio da Inteligência Artificial

13.11.2025 - EM Eventos

Comunicação - Marketing Mackenzie


A Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) junto com a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria) realizaram a 1ª Edição do AI Business & Science no dia 05 de novembro. 

O evento ocorreu no Auditório MackGraphe, com o tema IA impulsionando os negócios e a inovação. A iniciativa celebrou uma parceria estratégica que visa unir educação, pesquisa e impacto social por meio da Inteligência Artificial.

O encontro foi aberto com a participação do professor da FCI, Dirceu Matheus Junior, e da presidente do conselho consultivo da Abria, Maria Eva Mit Lazarin.

O evento foi dividido em dois blocos, cada um dedicado a uma vertente diferente sobre inovação. O primeiro, “Inovação, Ação e Colaboração”, teve como foco a importância da inovação e contou com a palestra de Fernando Seabra, intitulada de “O poder da ação e da colaboração no avanço da inovação”. 

Durante sua apresentação, o palestrante destacou o papel fundamental da sinergia entre diferentes áreas para o desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA), ressaltando que o trabalho colaborativo é um dos motores que impulsionam o progresso tecnológico.

O segundo bloco, “Investimentos na Inovação”, trouxe uma abordagem voltada ao financiamento de novas ideias e projetos, com a participação de Bernardo Bastos Bardawil, na palestra “Oportunidades de Investimento para os Membros Abria: Investimentos na Inovação”. 

A discussão abordou diversas fontes de capital, como aceleradoras, investidores-anjo, venture capital e programas de fomento, destacando estratégias sobre como empresas de tecnologia, ou impulsionadas por ela, podem utilizar os recursos de forma inteligente para potencializar seu crescimento e impacto no mercado.

O evento reforçou os objetivos estratégicos da parceria, que incluem a educação e formação, ampliando o acesso a conteúdos de IA e programas inclusivos, o Impacto Social, com inclusão digital, diversidade e ética no desenvolvimento de IA e o posicionamento de liderança para que o Brasil se torne referência mundial em IA.

O sucesso da 1ª edição, que teve uma grande procura de público, demonstra o engajamento da comunidade na discussão sobre o futuro da Inteligência Artificial em áreas cruciais.