Profissional do HUEM representa o hospital em congresso internacional de Bancos de Leite Humano

Compartilhe nas Redes Sociais
Enfermeira Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva destacou trabalho de excelência do BLH do Hospital Mackenzie em evento no Paraguai e Brasil

19.11.2025 Saúde e Bem-Estar


Responsável técnica do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), a enfermeira Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva esteve representando o HUEM no I Congresso Binacional Brasil–Paraguai de Certificação de Qualidade Fiocruz em Bancos de Leite Humano. O evento foi realizado entre 04 e 07 de novembro, em Cuidad Del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil) e teve como objetivo apresentar e lançar as bases para a implementação do programa da Fiocruz no sistema de saúde paraguaio.

Ana destacou que o BLH do Hospital Mackenzie possui a certificação do programa por ter atingido a eficácia na Gestão da Informação. “Foi um encontro de grande valia para o compartilhamento de conhecimentos técnicos entre representantes do Brasil, Paraguai e Argentina. Na ocasião, pudemos mostrar aos presentes o trabalho de excelência desenvolvido pelo nosso Banco de Leite Humano do Hospital Mackenzie”, afirma.

Estiveram presentes no congresso representantes das seguintes instituições: Ministérios da Saúde do Brasil e do Paraguai, Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Redes de Bancos de Leite Humano (rBLH) do Brasil e Paraguai, Representante da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (SESA-PR) e profissionais de BLH de diferentes países.

26 anos de história

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie completou 26 anos de dedicação à saúde de recém-nascidos prematuros. Desde sua fundação cumpre a missão de oferecer leite materno para bebês internados na UTI Neonatal, auxiliando na recuperação até que possam ser amamentados pelas próprias mães, que muitas vezes deixam de produzir o leite devido à situação emocional.

Além de promover, incentivar e apoiar o aleitamento materno, o Banco de Leite do Hospital Mackenzie presta apoio a mulheres de Curitiba e região metropolitana com dificuldades na amamentação. Todas estas ações auxiliam na redução da mortalidade infantil.