HUEM participa de evento sobre gestão de alta performance em emergências hospitalares

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Hospital foi representado no “Lean nas Emergências – Ciclo 10” pela diretora técnica Marianna Digiovanni Pechebea e pela gerente de Qualidade e Riscos, Denise Bortoni Fracchetta

28.11.2025 Eventos


O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) esteve representado no “Lean nas Emergências – Ciclo 10”, projeto do Ministério da Saúde que tem como objetivo otimizar o atendimento em hospitais públicos e filantrópicos. Realizado no último dia 26 de novembro, em Brasília, o evento reuniu lideranças da área da saúde de todo o Brasil para discutir alternativas para reduzir a lotação, diminuir o tempo de espera e melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento no SUS, utilizando a metodologia Lean. Representaram o HUEM no evento a diretora técnica Marianna Digiovanni Pechebea e a gerente de Qualidade e Riscos, Denise Bortoni Fracchetta.

Entre os principais pontos debatidos pelo Grupo de Alta Performance em Emergência (GAPE), destacam-se: refletir e fortalecer o papel do gestor como agente de resultados e referência de governança; analisar o cenário atual das emergências, reconhecendo desafios de fluxo e gestão; identificar causas de ineficiência e promover a responsabilização sobre decisões e resultados; apresentar como a aplicação de ferramentas Lean pode ajudar a padronizar, monitorar e sustentar melhorias; e desenvolver times autônomos, orientados por propósito, dados e aprendizado contínuo.

Para Marianna, a participação do HUEM no evento foi de grande valia. “É importante o HUEM estar presente nesse evento, para aprimorarmos nossos processos na busca contínua por melhorar a experiência do paciente em nossa instituição”, afirma. A outra participante do Mackenzie no Lean nas Emergências, Denise Bortoni Fracchetta, disse que o projeto é essencial para reorganizar fluxos, reduzir desperdícios e acelerar o atendimento em um pronto-socorro já sobrecarregado. “Em um hospital como o HUEM, essa eficiência é determinante para garantir segurança, qualidade e previsibilidade assistencial. O Lean nos permite transformar caos em cuidado contínuo e sustentável”, pontua. 

Sobre a metodologia Lean

O Lean é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para a melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado. Todas essas melhorias levam a maior qualidade com redução de desperdícios, em outras palavras, maior geração de valor para o paciente. As atividades desenvolvidas promovem a autonomia dos profissionais de saúde beneficiados pelo projeto, resultando em melhorias na passagem do paciente pelo serviço de urgência e emergência, até sua chegada ao local correto, com o recurso correto e no tempo correto.