Professores da UPM, conheçam o MackSTLR, programa de aprendizagem transformadora

Compartilhe nas Redes Sociais
Participação no MackSTLR é voluntária e aberta a todos os docentes da Universidade 

05.09.2022 Universidade


O Programa Mackenzie Student Transformative Learning Record (MackSTLR) procura aprimorar as experiências dos alunos com foco no desenvolvimento, registro e acompanhamento das competências socioemocionais por meio de Iniciativas de Aprendizagem Transformadoras (IATs), que são gerenciadas pelo portal do Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), vinculado à coordenadoria da Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

O sistema MackSTLR já está no ar e você, professor, já pode conhecer mais sobre essa iniciativa, propor IATs e começar a construir uma nova etapa na sua carreira.

Para os docentes, o grande ganho do programa é a ampliação da compreensão acerca dos objetivos formativos no ensino superior. Para além das competências técnico-profissionais, os professores entenderão a importância da ação educativa voltada ao desenvolvimento das soft skills, nas competências: Ética; Liderança e Competências Empreendedoras; Sustentabilidade e Bem-estar Coletivo; Reflexão Crítica e Comunicação; Competências Culturais e Globais. 

De acordo com a pró-reitora da PRGA, Janette Brunstein, “os docentes experimentarão o aprimoramento do desenvolvimento das práticas pedagógicas e profissionais, bem como a possibilidade de criar um portfólio docente em Aprendizagem Transformadora (AT) e de reconhecimento público por meio de premiações”.

O grande diferencial do Programa MackSTLR é que o aluno poderá registrar o seu autodesenvolvimento nestas competências socioemocionais e construir um e-portfólio para os processos de recrutamento profissional, proporcionando como ganho para o docente mais este ponto de aproximação com os estudantes. 

“O envolvimento nas ações da CEAT, e em específico no Programa MackSTLR, é de caráter voluntário e todos os professores interessados podem participar, fazendo um processo de formação e capacitação específico para se tornar um professor STLR”, destaca a coordenadora do CEAT, Suelene Piva.

Neste processo de formação e capacitação, os professores são preparados para criarem IATs para promover o desenvolvimento das competências com foco nas socioemocionais, visando à aprendizagem transformadora dos alunos. Além disso, existem inúmeras outras inciativas de formação e capacitação continuada que ocorrem ao longo de todo o semestre. 

Inicialmente, somente os professores da UPM, de todos os campi, podem participar das ações do Centro de Excelência e do Programa MackSTLR. “É um processo de aprendizagem contínua e o professor pode participar de forma voluntária, sempre que desejar, das ações do Centro de Excelência”, conclui Suelene.

Para conhecer mais do programa MackSTLR, saber como utilizar o portal e propor as IATS, entre em contato com ceat@mackenzie.br ou acesse o Portal (https://ceat.mackenzie.br/).