Metodologias criativas aplicadas à Educação Infantil por meio do currículo da tecnologia é diferencial no ensino

Compartilhe nas Redes Sociais
Proposta permite que crianças aprendam com experiência das vivências e compreendam elementos culturais

11.06.2021


O Mackenzie atua há mais de 150 anos na área da Educação e tem grandes diferenciais na Educação Infantil. Um deles é o uso de metodologias criativas, que estão presentes nos materiais didáticos do Sistema Mackenzie de Ensino (SME), principalmente para a fixação de conhecimentos específicos. Para o Sistema, o uso de metodologias criativas é fundamental na Educação Infantil, pois as propostas lúdicas possibilitam que as crianças tenham vivências relacionadas ao conteúdo aprendido.

Com isso, os materiais do Sistema norteiam a prática do professor, proporcionando momentos de concriação com os estudantes e permitem que as ideias do grupo sejam contempladas nas atividades.

No Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, o Projeto Educacional apresenta as metodologias criativas aplicadas, também, por meio do currículo da tecnologia, dentro do Projeto Pedagógico oferecido pelo SME, sempre de acordo com a confessionalidade cristã da Instituição, que considera o ser humano integral em seu pleno desenvolvimento das potencialidades.

Segundo a coordenadora de Tecnologia Educacional do CPM São Paulo, Débora Valleta a abordagem da metodologia criativa busca compreender, usar e criar tecnologias digitais e tecnológicas para o bem comum, desenvolvendo a criatividade, a cooperação e a colaboração nos projetos pedagógicos, em tessitura com a aprendizagem significativa - conceito pedagógico que propõe uma ancoragem das novas informações em conhecimentos prévios dos estudantes  e, a partir disso, com as estruturas cognitivas já existentes, formula um significado novo ou mais concreto sobre um determinado assunto, aumentando o repertório dos estudantes.

O currículo de Tecnologia Educacional propõe estabelecer, nos espaços Maker e STEAM Kids (STEAM, do inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), situações de aprendizagem que considerem o contexto cotidiano da criança entrelaçado aos conceitos específicos da área de tecnologia, como o pensamento computacional. Na prática, isso significa que o conhecimento sai do livro didático e é transportado para um universo dinâmico, com várias possibilidades e inspirações às crianças, que aprendem de forma divertida, com técnicas variadas.

“A metodologia criativa propicia vivências pelas quais a criança aprenda por meio de experiências, reconhecendo os elementos culturais que dão forma ao mundo contribuindo, dentro desse contexto, com a prática do amor ao próximo, de modo a conhecer e compreender o funcionamento do mundo criado por Deus”, acrescenta Débora.

“É uma tarefa desafiadora para nós, contudo, concriar a trilha Criatividade e Inovação junto às crianças, durante o percurso do projeto é um momento precioso para o processo ensino-aprendizagem, visto que todos devem ter a oportunidade de se desenvolver de modo integral, nos âmbitos espiritual, moral e ético, emocional, acadêmico, físico e social, de acordo com o potencial que lhe foi dado”, finaliza a coordenadora.

E o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício (...)

Êxodo 35:31