Laboratório de Matemática Mackenzie

LMM - FCI

Projeto de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior realiza formatura de nova turma

Projeto de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior realiza formatura de nova turma

Compartilhe nas Redes Sociais

02.04.2025 - EM

Jullia Oliveira, sob supervisão de Camila Lippi

"Alunas concluíram o curso de Tecnologia em Gestão e Negócio  "

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou na última segunda-feira, 31 de março, a Colação de Grau do Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior das formandas do segundo semestre de 2024, em parceria com a Secretaria do Estado da Administração Penitenciária de São Paulo e com a Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP). Com a coordenação da professora Maria Elisa Pereira Lopes, as alunas concluíram o curso de Tecnologia em Gestão e Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA).  

A mesa da cerimônia foi composta pelo reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o diretor de Educação e Saúde, Luiz Roberto Martins Rocha, representando o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas; o coronel e diretor-adjunto de Administração e Finanças, Kleber Danúbio Alencar Júnior, representando o presidente e diretor executivo da Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel, coronel Mauro Lopes Santos; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Wallace Tesch Sabaini; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente Junior, representando o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro; e a paraninfa da turma professora do CCSA, Alessandra Zago Dahmer.  

As formandas contaram que o projeto não tem impacto apenas na vida delas e que elas não representam todo esse projeto, pois são uma parcela pequena dentro do sistema prisional. “Além de causar transformações, abrir portas e possibilidades, o projeto serve de exemplo para a pessoas que estão presas e almejam um diploma e, até mesmo, uma possibilidade nova de futuro. Enxergo como uma oportunidade de recomeço”, completou Ana*. 

O Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior trata-se de um trabalho colaborativo inovador, integrando áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, com a participação de professores, mestrandos e doutorandos da UPM. Seu intuito é propiciar o acesso a direitos visando a promover condições para a reinclusão social. “O projeto oferece oportunidades e acolhe a todos, quando olhamos para elas, vemos as possibilidades e a esperança. Trabalhamos no retorno dessas pessoas para suas famílias e para elas mesmas, um retorno para liberdade”, compartilhou a coordenadora do projeto, professora Maria Elisa.  

“As formadas são motivo de orgulho e que com essa formação elas possam dar o primeiro passo atrás dos seus sonhos. Que a luz da educação continue atuando em suas vidas”, disse o diretor-adjunto da FUNAP, Kleber Danúbio.  

A paraninfa, professora Alessandra Zago, destacou que a cerimônia pertencia as cinco mulheres admiráveis e que elas estavam prontas para começar um novo capítulo em suas vidas. “O talento por si só não levará ao sucesso, o que faz a diferença é o trabalho duro, a disciplina, a resiliência e a capacidade de aprender com as derrotas, e as nossas alunas são a prova viva disso”, ressaltou.  

“Para nós formandas, esse diploma significa o recomeço, aprendemos que o conhecimento é liberdade”, disse a oradora Marina*. A formanda enfatizou sobre os momentos de dúvida e que pensaram em desistir, mas persistiram e perceberam que são dignas de uma nova chance.  

Participaram da cerimônia o pró-reitor de Controle Acadêmico, Luiz Guilherme Dellore, o diretor-adjunto de Atendimento e Promoção Humana, Alexandre Rodrigues Cabrera; a CEO do Projeto Responsa, Karina Vieira; a CEO do Projeto Eu Visto Bem, Roberta Negrine; a coordenadora regional criminal da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Patrícia Simeonato, a diretora de RH e Comunicação da Constância, Michele Crivelaro, a supervisora de atendimento a empresas do centro Empresa-Escola – CIE, Monica Marcele de Oliveira; a coordenadora de Programas, Projetos e Serviços da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, professora Miriam Rodrigues; o coordenador de Desenvolvimento de Parcerias Educacionais do EAD; a coordenadora dos cursos de Tecnologia, professora Natacha Bertoia; a docente homenageada, professora Claúdia Fernanda Franceschi; e a professora Ana Lucia Fontes Vasconcelos, representando todos os docentes integrantes do Projeto de Inclusão Social de residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior.

*Nome fictício.