Compartilhe nas Redes Sociais

Laboratórios e Grupos de Pesquisa

Laboratórios

Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social (SCN Lab)

O Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie faz parte do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Tem, até então, estudado diversos aspectos da cognição e do comportamento, em diferentes linhas de pesquisa como a tomada de decisão, a linguagem, a educação, o preconceito e a música.

São Paulo School of Advanced Science on Social and Affective Neuroscience (SPSAN)

We are excited to announce the São Paulo School of Advanced Science on Social and Affective Neuroscience (SPSAN), which  is organised by the Social and Cognitive Neuroscience Laboratory at the Center for Health and Biological Sciences of Mackenzie Presbyterian University and funded by the São Paulo Research Foundation (FAPESP) and its Sao Paulo School of Advanced Science program (grant no. 2017/17414-3).

The SPSAN will take place from August 20-31 2018 at Mackenzie Presbyterian University, Sao Paulo, Brazil. We are delighted to be able to offer this outstanding opportunity to eligible researchers with expenses like travel costs and accommodation covered thanks to FAPESP.

Visit

Equipamento Multiusuário FAPESP - fNIRS.

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento sedia um equipamento de Espectroscopia Funcional no Infravermelho Próximo (fNIRS), no âmbito da sua colaboração no Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano (FAPESP-Natura). Trata-se de um equipamento multiusuário (financiamento FAPESP), disponível para uso (mediante análise e aprovação da solicitação) por pesquisadores e seus alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorandos de instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, do Estado de São Paulo e de outros Estados.

Equipamento: fNIRS de 8 fontes e 16 detectores com sistema de neuronavegação

Marca: Rogue Resolutions

Modelo: Brainsight® NIRS

Ano de aquisição: 2017

Financiamento: FAPESP Processo nº 2014/50282-5

 

Coordenação e localização

Coordenadora:

Profa. Dra. Ana Alexandra Caldas Osório (ana.osorio@mackenzie.br)

Localização:

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Rua Piauí, 181, 6º andar

01241-001 São Paulo – SP

Fone: (11) 2114-8707

 

Aplicações

            A espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS, no acrônimo inglês de functional Near-Infrared Spectroscopy) é uma técnica hemodinâmica de avaliação da atividade funcional do cérebro humano. Trata-se de uma técnica de neuroimagem que permite a aferição não invasiva de mudanças na concentração de oxi e desoxihemoglobina no córtex cerebral.

            O presente EMU é composto por um sistema de fNIRS com 8 fontes e 16 detectores, com neuronavegação, permitindo não apenas a coleta de dados relativos à atividade cortical, mas também uma colocação mais precisa dos optodos (caso estejam disponíveis dados estruturais do participante). O EMU permite ainda a integração multi-modal com tDCS e EEG.

 

Procedimentos e regras

Os pesquisadores interessados no uso do fNIRS serão acompanhados por uma técnica com formação e capacitação adequadas para o manuseio e utilização plena do equipamento. Esta técnica será ainda responsável pela assistência e treinamento dos usuários. Dada a complexidade do equipamento, e no sentido de preservar a sua integridade, os pesquisadores interessados no uso serão acompanhados pela técnica e realizarão todo e qualquer procedimento sob sua supervisão. Não obstante, os usuários deverão ter conhecimento e obedecer às normas de segurança definidas e usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

Os pedidos para utilização do equipamento devem ser feitos seguindo os seguintes critérios (aplicáveis quer a usuários internos ao Mackenzie, quer externos):

Os pedidos deverão ser apresentados com antecedência mínima de 60 dias úteis em relação à data pretendida. A análise e aprovação da solicitação é feita pelo Comitê Gestor, que comunicará sua decisão ao proponente via e-mail.

  • Para realização do pedido, o solicitante deverá enviar os seguintes documentos para a técnica responsável – bianca.santos@mackenzie.br:
    • Nome completo, link lattes e súmula curricular (modelo FAPESP) do responsável pela pesquisa (e, se aplicável, da pessoa que irá realizar a coleta dos dados)
    • Projeto de pesquisa, o qual deve obrigatoriamente conter elevado detalhamento metodológico relativo ao uso do equipamento, incluindo uma previsão do número de horas de uso por participante, do número total de participantes na pesquisa e de um cronograma com estimativa da duração das atividades.
    • Documentos de aprovação nos Comitês de Ética das instituições envolvidas.
    • O Comitê Gestor poderá solicitar informações adicionais, se necessárias para apreciação do pedido.
  • A solicitação deverá ser feita pelo responsável pela pesquisa. No entanto, este poderá designar uma pessoa responsável pela coleta e análise dos dados, que irá interagir com a técnica da UPM.

Todos os contatos com a técnica responsável deverão ocorrer em dias úteis e dentro dos horários comerciais, ou seja, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas. Os horários de uso do equipamento deverão integrar-se igualmente neste período.

Os membros do comitê gestor do EMU não serão responsáveis pelos dados obtidos pelos usuários, nem pela sua análise. Consequentemente, na ausência de colaboração prévia, os membros do comitê gestor não deverão constar como co-autores das publicações dos usuários onde sejam reportados resultados com o uso do fNIRS. No entanto, qualquer publicação deverá conter a seguinte informação na seção de Agradecimentos/Acknowledgments: Pesquisa realizada com o apoio do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie/ Research supported by the Center on Applied Research on Wellbeing and Human Behavior and the Center for Biological and Health Sciences at Mackenzie Presbyterian University.

A UPM será responsável, no período mínimo de 7 anos, pelos recursos humanos para operação deste equipamento assim como manutenção do seguro. Posteriormente, estes serão da responsabilidade dos usuários por meio do rateio dos custos relativos ao conserto e manutenção do EMU.

Grupos de Pesquisa da Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2003

Líder do Grupo: Elizeu Coutinho de Macedo e Paulo Sérgio Boggio

elizeu.macedo@mackenzie.br

paulo.boggio@mackenzie.br

Área Predominante: Ciências Humanas; Psicologia

Inf.:clique aqui

Projetos:

  • Análise do padrão de movimentos oculares
  • Avaliação e intervenção nos problemas de leitura e escrita
  • Desenvolvimento de instrumentos de avaliação cognitiva
  • Estimulação cerebral não-invasiva e processos cognitivos
  • Regulação do comportamento por alterações do humor

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2010

Líder do Grupo: Luiz Renato Rodrigues Carreiro e Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

e-mail:

luizrenato.carreiro@mackenzie.br

mcris@mackenzie.br

Área Predominante: Ciências Humanas; Psicologia

Inf.:clique aqui

Projetos:

  • Caracterização dos processos atencionais e de suas expressões clínicas
  • Intervenção neuropsicológica em crianças com sinais de
    desatenção e hiperatividade

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2008

Líder do Grupo: Silvana Maria Blascovi de Assis

e-mail:

silvanam.assis@mackenzie.br

Área Predominante: Ciências da Saúde; Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Inf.:clique aqui

Projetos:

  • Avaliação e Intervenção
  • Estudos Interdisciplinares e Inclusão Social
  • Recursos Terapêuticos em Fisioterapia

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2002

Líder do Grupo: José Salomão Schwartzman e Décio Brunoni

e-mail:

josess@mackenzie.br

decio.brunoni@mackenzie.br

Área Predominante: Ciências da Saúde; Medicina

Inf.:clique aqui

Projetos:

  • Gênero e Desenvolvimento
  • Neurobiologia dos Distúrbios do Desenvolvimento
  • Transtorno do Espectro Autista e as relações familiares e escolares
  • Transtornos do Desenvolvimento

Status do Grupo: Certificado pela Instituição

Ano de Formação: 2004

Líder do Grupo: Maria Cristina Teixeira Veloz Teixeira e Luiz Renato Rodrigues Carreiro

e-mail:

mcris@mackenzie.br

luizrenato.carreiro@mackenzie.br

Área Predominante: Ciências Humanas; Psicologia

Inf.:clique aqui

Projetos:

  • Avaliação Neuropsicológica e Comportamental em Distúrbios do Desenvolvimento
  • Desenvolvimento de instrumentos de avaliação comportamental
  • Intervenção Neuropsicológica, Comportamental e Orientação Psicoeducativa em Distúrbios do Desenvolvimento