Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

A grade curricular proposta para o Curso de Pós-Graduação em Product Ops tem como objetivo formar profissionais para serem protagonistas e potencializar a cultura de produtos nas empresas. O curso abordará e proporcionará a atuação do aluno do discovery ao delivery, passando pela gestão e execução.

O curso não terá trabalho final  no modelo convencional, e sim a definição de PRODUCT OPS PRACTICES. O objetivo principal é promover uma conexão sólida entre a teoria e a prática, permitindo uma absorção e consolidação mais efetiva do conteúdo. Ao conduzir esse aprofundamento prático em um produto digital do discovery ao delivery, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações concretas e desenvolver suas habilidades analíticas e de resolução de problemas. Esse exercício acadêmico-prático contribuirá para uma compreensão mais abrangente do assunto, capacitando-os a enfrentar desafios reais no ambiente profissional.

A proposta apresenta disciplina para esse fim, no módulo Product Ops Practices, que tem como objetivo aplicar o conhecimento na prática, levando conhecimento a fim de preparar o aluno para prestar a prova de certificação PSPO-I através de conceitos e simulados, além de desenvolver de forma prática o produto alinhado às práticas de StartUp com um discurso argumentativo para apresentar o produto.

Público-Alvo

CIO´s, diretores, gestores, administradores, gerentes de projetos, profissionais de administração, marketing, engenharia, tecnologia, sistemas de Informação, projetos ou com formação na área de ciências humanas e exatas interessados em adquirir conhecimentos em produtos digitais.

Objetivo do Curso

A Pós-Graduação Lato Sensu em Product Ops (Operations) é uma jornada destinada a capacitar profissionais a assumirem o papel de protagonistas nas transformações digitais e ágeis nas empresas. Este curso oferece uma abordagem completa sobre como conduzir e fomentar a cultura de produtos nas organizações do Discovery ao Delivery. O curso abordará como idealizar, gerir e entregar produtos que propiciem experiência de valor ao cliente através de equipes de alto desempenho, modelos de gestão e tecnologia.

Os alunos terão a oportunidade de adquirir experiência prática em Discovery de Produtos Digitais, ao executarem as metodologias mais utilizadas e atuais do mercado. Em seguida, no processo de Delivery, eles poderão dar continuidade ao ciclo, gerenciando entregas frequentes e aplicando o conceito de melhoria contínua, alinhado à visão ágil de gestão de produtos digitais. Dessa forma, o produto será mantido saudável ao longo de todo o seu ciclo de vida.

O foco será sempre nas necessidades dos usuários, assegurando que as soluções desenvolvidas atendam aos interesses do negócio e às expectativas dos stakeholders. Durante o curso, os alunos passarão pelas etapas de Negócios, Discovery e Delivery de forma prática, vivenciando a realidade do mercado e executando projetos por meio de uma metodologia ativa. A cada disciplina, terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, tornando o aprendizado significativo e tangível diante da carência das empresas na busca de profissionais com mindset na cultura de produto e skills tangíveis para atuarem com produtos digitais e transformação digital.

Possibilidades de Atuação

Profissionais com experiência em Product Management têm uma variedade de possibilidades de atuação. Eles podem assumir papéis de liderança desde Product Managers até a atuação como Head de Produto, sendo responsáveis por guiar a estratégia e visão do produto, além de coordenar equipes multidisciplinares na entrega de soluções alinhadas com as necessidades dos clientes. Como Product Manager representam os interesses do cliente e definem as funcionalidades e prioridades do produto, e também podem assumir lideranças como Product Data Manager, Product Marketing Manager e Product Growth Manager. Além de ocupar posições de gerenciamento de portfólio de produtos, avaliando e priorizando os diferentes projetos e iniciativas da empresa para garantir o alinhamento com a estratégia global.

Além disso, os profissionais de Product Management podem buscar oportunidades em consultorias especializadas em estratégia de produtos, auxiliando outras empresas a desenvolver e otimizar suas ofertas. Podem também se envolver na transformação digital, identificando oportunidades de inovação e implementando novas tecnologias de maneira estratégica e eficaz.

Por fim, os Product Managers podem atuar como líderes de mudanças organizacionais, conduzindo iniciativas para facilitar a adoção de práticas ágeis e uma cultura mais flexível dentro da empresa, garantindo assim a entrega de produtos de alta qualidade e valor para os clientes.

Programa

  • Product Management Leadership;
  • OKR;
  • Business Agility Inception;
  • Open Innovation;
  • Management 3.0 – Team Performance;
  • Customer Centric;
  • Lean Inception;
  • Design Sprint;
  • Design Thinking;
  • Product Design;
  • Product Analytics;
  • PBB and Dual Track Concept;
  • Agile & Scrum Foundation;
  • Dev Ops Foundation;
  • Product Marketing and Growth;
  • PSPO-I Foundation com Simulados;
  • StartUp Level and Pitch Talk.

Observação importante

Segundo edital permanente do processo de matrícula em cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização da UPM, em cumprimento ao estabelecido no artigo 44 da LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica vetada a matrícula de candidatos egressos de cursos sequenciais ou de formação específica.