Parcerias

Secretário do DF vai à Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília para acertar detalhes de parceria

Instituição oferecerá acesso a novas tecnologias, equipamentos e cursos de capacitação aos profissionais que trabalharão em obra viária 

23.03.202111h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Secretário do DF vai à Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília para acertar detalhes de parceria

O Secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Luciano Carvalho, visitou, na última sexta-feira, 19 de março, o Laboratório de Engenharia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB). O Governo do Distrito Federal e a FPMB estão próximos de acertar os últimos detalhes de um convênio que tem como objetivos centrais a troca de conhecimentos técnico-científicos, a capacitação de profissionais da pasta por meio de cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação, bem como a prestação de serviços laboratoriais para assistência técnica às obras do Distrito Federal (DF).

Atualmente, a FPMB está fazendo o controle tecnológico de um dos principais empreendimentos do DF, o Túnel de Taguatinga - Região Administrativa localizada a 21 km de Brasília -,  em parceria com o Consórcio Supervisor4 Future ATP Prisma.

Na visita à Faculdade, o secretário Carvalho foi recepcionado pelo presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos; pela coordenadora acadêmica da FPMB, professora Virgínia Motta Aguiar; pelo coordenador de Obras e Manutenção do Mackenzie, o engenheiro Marcelo Pereira; pela coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Neusa Mota; e pelo professor Vinícius Domingues, além de outros colaboradores da Faculdade.

O secretário foi acompanhado por sua equipe técnica, composta pela secretária executiva Janaína de Oliveira Chagas, dos assessores engenheiros Mariana Calazans e Maurício Canovas, e dos fiscais engenheiros Alinne Pires e Antônio Carlos.  

A comitiva do Governo conheceu de perto o maquinário de ponta do curso de Engenharia Civil, instalado nos Laboratórios de Geotecnia, Materiais de Construção, Topografia, Hidráulica, Física e Química, e também passou por outros ambientes da FPMB, como as salas de aula, a biblioteca e a sala dos professores. Ao longo da visita, o secretário foi apresentado à história do Mackenzie no Brasil e à trajetória da marca em Brasília. José Inácio Ramos contou sobre a trajetória da organização e alguns dos planos para o futuro do Mackenzie.

Nos laboratórios, Neusa Mota, Vinícius Domingues e Rafael Ganassini, mostraram o funcionamento dos equipamentos de engenharia, com destaque às tecnologias certificadas de retificação de corpo de prova concreto. Atualmente, os equipamentos do laboratório estão sendo utilizados no controle tecnológico do Túnel de Taguatinga.

“A visita do secretário, com sua equipe técnica, foi para conhecer as instalações, já vislumbrando uma expansão da parceria. É um momento promissor, considerando que o Mackenzie já está preparado, com todo o seu corpo técnico e com capacidade de infraestrutura e de equipamentos, para que possamos atender às demandas da Secretaria de Obras. Seja na capacitação e formação do corpo técnico ou na prestação de serviços nas obras realizadas pelo órgão. A FPMB está preparada para atender a um grande vácuo que há no mercado de assessoria técnica”, comentou a professora Neusa Mota.