Cultura

Reeducandas do regime semiaberto lançam exposição de artes no Mackenzie

Obras ficam expostas no Centro Histórico do Mackenzie até 31 de janeiro

05.12.201912h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Reeducandas do regime semiaberto lançam exposição de artes no Mackenzie

Amanhã, 6 de dezembro, às 10h, acontece no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), no campus Higienópolis, a abertura da exposição “Recomeço”, que apresentará parte do trabalho realizado na oficina “Narrativa e Arte”, que integra o Projeto de Extensão “Inclusão social de residentes do sistema carcerário”, com as reeducandas do Centro de Progressão Penitenciária Feminino Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira do Butantã, em São Paulo.

Durante quatro meses, a disciplina “Narrativas e Arte” proporcionou oficinas que expuseram potenciais artísticos adormecidos em cada uma das 15 alunas. As obras produzidas em sala de aula refletem os mais profundos sentimentos das pessoas que cumprem pena no sistema prisional. Ferramentas como poesia, crônica e música deram origem a desenhos, pinturas entre outras montagens. Nos temas família, fé e amor estão representados os sentimentos de liberdade, dignidade e esperança, expressos nas cores e formas das produções artísticas apresentadas na exposição.

Serão 15 trabalhos expostos em molduras e frases adesivadas nas paredes, formando um desenho. Além disso, terá a projeção das pinturas, desenhos na parede e mais materiais que estão sendo produzidos. O projeto é desenvolvido em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Para Fanny Grinfeld, responsável pela exposição, “é um projeto muito bonito e é muito gratificante desenvolver uma curadoria com esse material”.

As alunas fazem cursos tecnológicos em Marketing, Gestão Comercial e Gestão em Recursos Humanos da UPM e estão em regime semiaberto. Os estudos são ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). A oferta se dá por meio da parceria entre o Mackenzie, a Secretaria da Administração Penitenciária – SAP e a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimental" – Funap.

Serviço
Exposição “Recomeço”

Abertura: 6 de dezembro, às 10h
Período da exposição: 6 de dezembro a 31 de janeiro
Horário: 9h às 18h
Local: Centro Histórico e Cultural Mackenzie, prédio 1, Rua Maria Antônia, 307