Cultura

Playlist pra você curtir o Aniversário de São Paulo

Selecionamos algumas músicas que inspiram a vida na nossa querida Sampa 

22.01.202116h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Playlist pra você curtir o Aniversário de São Paulo

Terra da Garoa, "Essipê", Selva de Pedra… Existem muitas formas de se chamar a cidade de São Paulo, que completa 467 anos nesta segunda-feira, 25 de janeiro. Uma forma muito comum de pensar e celebrar a vida na megalópole é por meio da música. Diversas composições retratam as múltiplas facetas desta cidade feita de dura poesia de concreto. 

Foi pensando nisso que conversamos com a Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e separamos algumas músicas que falam sobre a cidade ou que, de alguma forma, lembram esta Selva de Pedra que tanto amamos. 

Confira: 

Trem das Onze

Um clássico do samba nacional, a música escrita originalmente por Adoniram Barbosa, é constantemente entoada em sambas e concertos paulistanos. A música colocou no imaginário brasileiro a Zona Norte de São Paulo, ao mencionar o bairro Jaçanã, e lembrar do cotidiano de boa parte da população paulista, que depende do metrô e trem para se locomover.

Sinfonia Paulistana 

Essa canção é considerada um clássico sobre a cidade, ao retratar com precisão muitos detalhes da vida na Terra da Garoa. E um detalhe muito legal: o compositor da obra, Billy Branco, é paraense, mas se mudou para São Paulo para estudar no antigo Mackenzie College! Isso mesmo, o autor desta música é um mackenzista! É só mais um exemplo de como nós deixamos nossa marca em toda a cidade. 

Ronda

Considerado o “hino da legítima boemia”, esta canção foi gravada por diversas grandes vozes da música nacional e retrata a vida noturna de São Paulo. O compositor, Paulo Vanzolini, se inspirou em seu tempo de soldado, em que virava a noite fazendo rondas pelas boates da capital paulista. Muitas das cenas descritas na letra foram realmente testemunhadas pelo jovem soldado, que hoje é considerado um dos maiores nomes do samba paulistano. 

Augusta, Angélica e Consolação

São Paulo é bastante famosa por suas ruas e avenidas, cada uma delas com uma peculiaridade. Nesta música, Tom Zé faz uma verdadeira poesia sobre três ruas bastante famosas na cidade - e todas elas, próximas do nosso campus Higienópolis. 

São Paulo, São Paulo 

Gravada pelo grupo Premeditando o Breque, a canção é uma clara referência à New York, New York, do cantor norte-americano Frank Sinatra. Atualmente, é considerada uma das música-símbolo da cidade. 

Sampa 

Claro que não poderíamos deixar de fora este clássico da nossa MPB. Afinal, o Brasil inteiro sente alguma coisa acontecer no coração ao cruzar a Ipiranga e Avenida São João. A música de Caetano Veloso é uma bela melodia que mescla críticas e elogios à vida na cidade, sem deixar de lado belos versos de poesia, que só compreende quem aprende a chamar esta cidade de lar.