Pesquisador do Mackenzie ganha prêmio de Melhor Tese da Capes

Henrique Bucker Ribeiro é doutor em Engenharia Elétrica e Computação do MackGraphe

16.10.201817h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Pesquisador do Mackenzie ganha prêmio de Melhor Tese da Capes

Estudo do pesquisador Henrique Bucker Ribeiro, antigo aluno de doutorado e atual pesquisador de pós-doutorado do MackGraphe (Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com o apoio da agência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), venceu o Prêmio Capes de Tese 2018, com Melhor Tese na área de Engenharias IV (Engenharia Elétrica e Computação).

Ribeiro foi um dos ganhadores com a tese de doutorado: "Espectroscopia Raman em Materiais Bidimensionais", defendida em 2017 sob orientação do Eunézio "Thoroh" de Souza, professor do MackGraphe, e com co-orientação de Marcos Pimenta, professor da Universidade Federal de Minas Gerais. No desenvolvimento do trabalho, Ribeiro também recebeu grande colaboração de Christiano de Matos, professor do MackGraphe e atual supervisor do pós-doutorando.

De acordo com o pesquisador vencedor do prêmio, antes de ir para o mercado a pesquisa precisa passar por uma série de testes e possíveis ajustes. Ribeiro continua o desenvolvimento de seus estudos na Universidade Stanford, onde está trabalhando com outras frentes de pesquisa. Ele ressalta que centros de pesquisas que agregam multidisciplinaridade nas diversas áreas da universidade geram oportunidades para a formação de novos pesquisadores e cientistas.

Prêmio Capes

O Prêmio Capes de Teses, divulgado em 2018, é relacionado a trabalhos de doutorado defendidos em 2017. No total, 49 teses de doutorado foram premiadas nas diversas áreas do conhecimento. De acordo com a CAPES, os critérios de premiação consideraram: a originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

O resultado do Prêmio Capes de Teses 2018 pode ser conferido neste link.