Parceria com a Secretaria de Saúde possibilita avanços no Hospital Mackenzie

Ampliação da ala de queimados é uma das pautas em conversa com secretario de Curitiba e Oftalmologia ganha novos equipamentos

12.09.202312h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Parceria com a Secretaria de Saúde possibilita avanços no Hospital Mackenzie

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) recebeu, nesta segunda-feira 11 de setembro, a visita do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que foi recepcionado pelo diretor geral, dr. Tiago Tormen. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná conheceu novos projetos que visam melhorias na infraestrutura do hospital.

“Temos diferentes projetos para seguir continuamente qualificando nossas instalações, com o objetivo final de aprimorar e ampliar o atendimento à população, seja por convênios ou pelo SUS, em diversas especialidades. A prioridade é a ampliação da ala de queimados, serviço no qual somos referência nacional”, destacou Tormen.

Acompanharam o secretário Beto Preto, o diretor geral da Sesa, César Neves; o chefe de gabinete Ian Sonda; e o presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), Marcello Machado.

Pelo HUEM também participaram o diretor administrativo e financeiro hospitalar, Charles Sattler; a diretora de Operações Hospitalares, Cristiane Skraba; o chefe do serviço de Oftalmologia e diretor do Banco de Multitecidos Humanos, dr. Leon Grupenmacher; o assessor jurídico e relações institucionais, João Pedro Lupion; e o gerente de Infraestrutura, Guilherme Assumpção.

Ala de Queimados

Após conhecer os projetos apresentados, Beto Preto salientou a relevância do HUEM para a saúde do Paraná e comentou sobre a possibilidade de investimentos na revitalização e ampliação do setor de queimados.

“Viemos com a equipe da Sesa fazer essa visita de cortesia e dizer que estamos conversando para termos a possibilidade, em um futuro próximo, de realizar a ampliação da ala de queimados. Em nome do governador Ratinho Junior, deixamos o agradecimento para este hospital que faz um grande trabalho por Curitiba e todo o estado do Paraná”, disse.

Do total dos atendimentos realizados pelo Hospital Mackenzie (quase 2 milhões em 2022), 65% são destinados para Curitiba e 35% para demais cidades do Paraná. O serviço de queimados é referência nacional, ao realizar mais de 700 atendimentos por mês, entre atendimentos ambulatoriais, internamentos e urgência e emergência, além de 350 cirurgias por mês, em média.

A revitalização e ampliação representa investimentos de R$ 6,7 milhões e contempla uma UTI com 10 leitos, a duplicação dos leitos de enfermaria, modernização das salas cirúrgicas com novos equipamentos e ampliação do centro cirúrgico. 

Oftalmologia

Durante a visita, também foram anunciados recursos estaduais para a compra de dois equipamentos para a Unidade de Oftalmologia do Hospital Mackenzie. Trata-se de um novo retinógrafo e de um microscópio com carona e inversor de imagem.

“Esse microscópio vai permitir a realização de cirurgias de retina com sistema de vídeo e com duas pessoas operando ao mesmo tempo, algo importante por sermos um hospital escola, pois os procedimentos poderão ser acompanhados e documentados”, explica Dr. Leon Grupenmacher.

Segundo o médico, os novos equipamentos vão dobrar a capacidade de atendimento. “Especialmente de urgência e emergência, pois teremos duas salas simultâneas, uma para cirurgias eletivas e outra só de trauma”, destaca. 

Os dois equipamentos representam investimento de R$ 950 mil e demonstram a relevância da parceria do HUEM com a Sesa, para continuar a missão de prestar atendimentos e garantir o cuidado da população.