Oficina orienta gestantes do Hospital Evangélico Mackenzie

Aulas contam com a participação de equipe multidisciplinar, que atende grávidas em gestação de risco

01.06.202218h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Oficina orienta gestantes do Hospital Evangélico Mackenzie

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) voltou a realizar a Oficina para Gestantes, que havia sido paralisada no início de 2020 em virtude da pandemia de covid-19. O curso gratuito é oferecido pela instituição para gestantes de risco, com objetivo de esclarecer situações sobre o pré-parto, parto e pós-parto.

 Sempre na última quarta-feira de cada mês, a atividade é conduzida por uma equipe multiprofissional do HUEM, composta por pediatra, enfermeira obstétrica, enfermeira do Banco de Leite Humano, assistente social, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e voluntários do hospital.

“O retorno da Oficina para Gestantes é muito importante, pois é a oportunidade da gestante receber orientações e tirar suas dúvidas em relação ao parto, nascimento, cuidados com o bebê, amamentação, além de conhecer seus diretos durante e após a gestação”, afirma a enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano do HUEM, Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva.

Como parte da ação, as futuras mamães são convidadas para conhecerem a maternidade, onde são recepcionadas pelas equipes dos setores de Triagem Obstétrica, Centro Cirúrgico Obstétrico, Alojamento Conjunto e UTI Neonatal e recebem orientações sobre as normas e rotinas dos setores.

Esclarecimentos

 Na última quarta-feira do mês de maio, dez gestantes participaram da atividade. Bruna Carolina da Silva, de 27 anos, está esperando a Alana. A gestação dela está com 38 semanas e todo o pré-natal está sendo feito no HUEM, por causa de sua diabetes e hipertensão.

“Ótimo atendimento, equipe muito atenciosa. Já tenho uma filha e quero fazer a laqueadura, os profissionais têm me incentivado, conversaram também com meu marido. A equipe dá todo o suporte”, conta Bruna.

 A filha mais velha tem 2 anos de idade e também nasceu no HUEM. “Não tive Oficina na primeira vez por causa da pandemia, mas escolhi ganhar novamente aqui porque gostei muito da estrutura e do atendimento. A oficina esclarece bastante coisa que eu acabei não aprendendo da primeira vez e tive a oportunidade de aprender agora”, destaca a gestante.

Palestras

A oficina começa com a equipe médica obstétrica explicando os tipos de parto, e em seguida, a fisioterapia apresenta métodos não farmacológicos de alívio da dor para o momento do nascimento. Na sequência, a equipe de enfermagem fala sobre as normas e rotina no alojamento conjunto e profissionais do Banco de Leite ressaltam os benefícios do aleitamento materno.

O curso continua com a equipe da pediatria destacando cuidados com o recém-nascido e colaboradoras da nutrição revelam mitos e verdades sobre a alimentação pós-parto. O Serviço Social explica os direitos da mulher no pós-parto e o Serviço de Psicologia fala sobre a saúde emocional após o nascimento do bebê.

Ao final da atividade, a equipe de voluntariado entrega kits de enxoval para as participantes, com fraldas, roupinhas e materiais de higiene. A gestante Paula Carolina, 27 anos, participou junto com seu companheiro Anderson Lopes, da mesma idade. Ela ganhou seu primeiro filho no hospital há 9 anos, período de outras gestões à frente da instituição.

“A estrutura mudou completamente, podemos dizer que antes as instalações eram precárias. Agora está tudo ótimo, desde os ambientes até a equipe”, conta ela, que está com diabetes gestacional e hipertensão.

Anderson diz que sempre que possível está junto dela, para acompanhar as etapas do pré-natal. “Muito interessante a oficina, são informações que nem passavam pela cabeça. Coisas que a gente achava que eram simples, mas podem ter consequências graves, como o amarelão e exame do olhinho. Informação vinda de profissionais especializados nos dá uma segurança maior”, destaca o jovem.

Inscrições

As Oficinas para Gestantes acontecem toda última quarta-feira do mês, na Capela do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, no 4º andar da instituição. As inscrições podem ser feitas no formulário disponível aqui.