Universidade

Medo de falar em público é maior do que da morte, diz estudo

Pessoas têm mais medo de enfrentar uma plateia do que de doenças e morte  

25.02.201915h03 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Medo de falar em público é maior do que da morte, diz estudo

Em 2015, o jornal britânico Sunday Times realizou um estudo sobre o medo das pessoas de falar em público. Esse temor é maior até mesmo que o de problemas financeiros, doenças e morte. Dos três mil entrevistados no Reino Unido, 41% responderam que o medo de falar em frente a pessoas é o maior.

Na vida corporativa atual, é praticamente impossível passar ao largo da necessidade de se expressar publicamente, seja em reuniões, seja em palestras, o mercado de trabalho exige esse preparo. Atenta a esse cenário, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferece o curso de extensão “Conduzindo Apresentações de Alto Impacto”, que tem como objetivo preparar o aluno a realizar uma apresentação engajada, com autoconfiança e postura, além de incentivá-lo a enfrentar o medo de falar em público. Os docentes ensinam técnicas para as apresentações serem claras, objetivas e impactantes.

Se você tem esse receio de falar em público, saiba que seu medo é reconhecido pelo vocabulário como glossofobia. “Um termo meio ‘geek’ ou ‘cool’ que vem do grego, já que ‘glossa’ é língua e ‘fobia’ é medo, e que se refere ao que você sente quando está esperando para iniciar ou está realizando uma apresentação em público”, conta o coordenador do curso de extensão, Marco Aurélio Morsch. Segundo Morsch, a causa da dificuldade em falar em público “está presente na ansiedade, insegurança e tensão nervosa que acontece antes e durante as apresentações”. Morsch menciona também que, segundo um artigo publicado na revista Psychology Today, uma em cada quatro pessoas dizem se sentirem ansiosas quando precisam falar em público.

Como explica o coordenador, embora o medo nos ensine e nos alerte a nos protegermos em situações de risco, “ele não pode ser um obstáculo para que um apresentador compartilhe seu conteúdo valioso, suas histórias inspiradoras e suas soluções inovadoras sobre um determinado tema. Pois isso seria um perda para todos – apresentador e plateia”, explica.

O curso de extensão do Mackenzie é direcionado a gestores, líderes, empreendedores, profissionais de organizações públicas ou privadas, professores e tutores de EaD (Educação a Distância), alunos de graduação e pós-graduação que buscam aprimorar técnicas de apresentação em público e provocar alto impacto em suas apresentações e/ou coordenação de reuniões.

O diferencial do curso, segundo o professor, é a possibilidade dos alunos filmarem suas apresentações e, em posterior análise, averiguar os pontos críticos e de melhora junto aos seus colegas professores.

Sobre o curso

O curso de extensão e educação continuada “Conduzindo Apresentações de Alto Impacto”  é presencial e acontece aos sábados, durante os dias 01, 08 e 15 de junho, das 9h às 17h, no campus Higienópolis do Mackenzie. Em caso de dúvidas, acesse a página do curso, ligue para (11) 2114-8821 ou envie um e-mail para cursos.curtaduracao@mackenzie.br.