Nossos Talentos

Livro de professora mackenzista recebe prêmio internacional

Docente da Arquitetura recebe honraria por obra lançada em português e em inglês

16.07.202109h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Livro de professora mackenzista recebe prêmio internacional

A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Ruth Verde Zein, recebeu o prêmio CiCA Dennis Sharp Book Award 2020 pelo livro Critical Readings. A docente receberá o prêmio na próxima segunda-feira, 19 de julho, durante a realização do 27º Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos, no Rio de Janeiro.

A professora receberá a honraria na categoria CICA Bruno Zevi Book Award 2020. O livro foi lançado em português anteriormente, com o título Leituras Críticas, em 2018. “Já sabia desde o ano passado que o livro estava entre os finalistas e já fiquei bem feliz com essa vitória, pois ficamos entre os 5 primeiros de um conjunto de dezenas de livros de todo o mundo.Fiquei super contente, claro! E recebi parabéns de muitos amigos e amigas que vivem ao redor do mundo”, celebrou a docente mackenzista, que será a única mulher latino-americana a receber a premiação.

O livro premiado trata-se da quinta publicação da coleção Pensamento da América Latina, e traz uma coletânea de textos de teoria, história e crítica de arquitetura, organizados em três temas: ensino e pesquisa; estudos de caso; panoramas. Vários deles foram escritos originalmente em inglês ou espanhol, para serem apresentados em congressos e conferências internacionais. 

“Além do valor em si do livro, o fato da autora ser uma mulher latino-americana também deve ser considerado como algo que ajudou na premiação, pois os júris internacionais têm estado mais atentos às contribuições de profissionais de todo o planeta”, comenta a professora Zein.

Para a professora, o trabalho como docente na UPM foi fundamental para que ela se dedicasse à obra vencedora da premiação. “Nossa universidade nos dá a possibilidade concreta de dedicarmos, na maioria do nosso tempo profissional, não apenas à docência mas também à pesquisa – o que é fundamental para conseguir o espaço ‘mental’ para uma produção intelectual consistente e continuada”, declarou.

Além disso, para Zein, o projeto de internacionalização da UPM foi fundamental, pois a versão em inglês foi lançada nos Estados Unidos por conta de uma viagem feita pela professora em uma missão apoiada pelo Programa CAPES/PRINT. “No Mackenzie, o apoio é sempre constante, em qualquer caso. E o prêmio confirma os esforços de internacionalização que vêm sendo feitos e apoiados pela universidade”, afirma. 

Além dela, também serão premiados outros dois autores: Mario Carpo, pela obra The Second Digital Turn: Design Beyond Intelligence; e Jacques Barsac, com Charlotte Perriand: Complete Works, Volume 4, 1968- 1999. A obra de Zein, Leituras Críticas, pode ser adquirida aqui.