Eventos

La Fonte premia aluna de Design em concurso realizado no Mackenzie

A premiação é uma realização da FAU com a empresa do grupo Assa Abloy

12.06.201815h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

La Fonte premia aluna de Design em concurso realizado no Mackenzie

A aluna Gabriela Cunha da Silva Tadano foi a ganhadora do 1ª Prêmio La Fonte Design Mackenzie, que avaliou projetos individuais de design de maçanetas. O projeto denominado “Jewels Black” deu vitória à aluna, que recebeu certificado e premiações durante evento realizado no campus Higienópolis, em 08 de junho.

O Prêmio contou com banca julgadora especializada que analisou três aspectos nos projetos: funcionalidade; conforto anatômico; e possibilidade de produção em escala industrial com finalização de peças por robôs. O concurso teve organização da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a La Fonte, empresa pertencente ao grupo Assa Abloy e especializada em soluções arquitetônicas e de segurança.

Ao todo, foram 19 projetos concorrentes e três premiados. Gabriela, a primeira colocada, ganhou uma viagem aos EUA para visitar uma das unidades fabris da Assa Abloy, e outra para Salvador (BA) para visitar a unidade fabril da La Fonte. Além disso, ela fará um estágio remunerado de seis meses na Unidade de Negócios La Fonte, em São Paulo (SP).

O segundo lugar foi conquistado por Camilla Maia Chiconelo de Oliveira, com o projeto “Rhomb”, que também terá a oportunidade de viajar para Bahia e para os EUA, visitando as fábricas das empresas. Já Luan Oliveira Moreira, com seu projeto “Meta”, ganhou em terceiro lugar e viajará para a fábrica de Salvador.

Sonhos realizados

Gabriela conta que sua inspiração para o projeto veio de uma pesquisa de tendência realizada por ela. “Percebi que há muitas coisas acontecendo e que apontam para a expressão da subjetividade das pessoas, ou seja, elas querem mostrar quem são em objetos de decoração, em suas casas, roupas e acessórios. A maçaneta da porta da casa tem de fazer parte dessa expressão, além de sua função. Tem de expressar sua história”, conta ela.

Sobre a oportunidade de viajar e estagiar na área, ela afirma que “a ficha ainda não caiu”, pois essa é a realização de um sonho, já que ela nunca nem saiu de São Paulo. “Trabalhar com design de produto é o meu sonho e esta é a área de mercado mais reduzido no Brasil, portanto é maravilhoso poder começar a praticar tão cedo”, pontua ela que está no sexto semestre de seu curto.

E foi por conta de seu interesse voltado ao design de produto que Gabriela se manteve atenta às oportunidades na área e decidiu participar assim que tomou conhecimento do concurso.

Investir em talentos

Joaquim Chaves, gerente de Unidade de Negócio da Assa Abloy, diz que a relevância deste projeto é enorme, vez que, para se manter à frente, é fundamental investir em novos talentos. “Estamos em constante busca de inovação e criatividade e sabemos que estes novos profissionais estão ávidos para apresentar seus trabalhos, é uma combinação perfeita para o avanço”, enfatiza.

O 1ª Prêmio La Fonte Design Mackenzie foi realizado dentro do componente curricular optativo “Projeto Profissionalizante: Equipamentos e Componentes da Construção“, em estreita cooperação com os departamentos de Especificação, Marketing e Engenharia da Assa Abloy – La Fonte.