Eventos

FAU Mackenzie participa de Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo

Evento é realizado em parceria com universidades europeias 

09.12.202015h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FAU Mackenzie participa de Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo

Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro acontece o XII SIIU SAO PAULO/LISBOA 2020  - Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo, em sua primeira edição totalmente virtual, devido à pandemia da covid-19. A transmissão será feita pelo site oficial do SIIU e a programação está disponível no site do evento. 

A organização do Seminário é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSURB-ARQ) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Além disso, conta com a parceria da Universidade de Lisboa (ULisboa) e Universidade Politécnica da Catalunha (UPC).

A abertura do evento acontece às 9h do dia 14 de dezembro e poderá ser acompanhada no canal da PPGAU FAU Mackenzie: http://bit.ly/PPGAU-FAU-Mackenzie. Quem deseja assistir aos outros dias, deve enviar seus dados (nome, endereço, telefone e e-mail) ao endereço: xxiisiiubrasil@gmail.com

Reflexão, debate e aprendizado

O Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo nasceu em 2007, na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), em Barcelona, com o intuito de oferecer aos pesquisadores e programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Arquitetura e Urbanismo a oportunidade de discutir dissertações e teses de doutorado em curso e concluídas. Ao longo dos anos, o Seminário se estendeu à comunidade internacional de pesquisadores, alcançando repercussão latino-americana e mundial.

Em São Paulo, serão três mesas redondas que reunirão especialistas para debater temas fundamentais às pesquisas sobre Urbanismo, além da apresentação de 219 trabalhos que serão apresentados em 45 sessões temáticas distribuídas nos dias do evento. “Por meio da apresentação de diversas perspectivas e abordagens em torno da arquitetura e do urbanismo, buscamos uma reflexão compartilhada”, pontua Angélica Alvim, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM. 

Mudanças de planos 

Em 2020, diversos eventos foram cancelados ou adiados por conta da disseminação do novo coronavírus. Com o SIIU não foi diferente. O Seminário estava agendado para acontecer presencialmente no mês de Junho na UPM  e na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. 

Após o avanço da doença, a comissão decidiu adiar o evento e realizá-lo de forma virtual. A primeira parte ocorreu na Universidade de Lisboa, no mês de novembro. Agora, será realizado na capital paulista. O evento reúne pesquisadores de países latino-americanos e europeus e suas respectivas comunidades acadêmico-científicas para debater sobre as temáticas da arquitetura e do urbanismo.