FAU debate sobre arquitetura e as mudanças climáticas

Evento contou com a presença de especialista norte-americano premiado na área 

13.10.202217h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FAU debate sobre arquitetura e as mudanças climáticas

Na última quinta-feira, 06 de outubro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu um webinar para discutir as soluções da Arquitetura voltadas às mudanças climáticas. A iniciativa fez parte da programação do 10° Fórum de Pesquisa, com a participação do arquiteto Camilo Rosales, da Florida International University (FIU), de Miami, nos Estados Unidos. 

Para a coordenadora de Pesquisa da FAU, professora Roseli Maria Martins D’Elboux, discutir o tema é fundamental para os alunos que estão aprendendo sobre o exercício da Arquitetura. “Escolhemos temáticas contemporâneas com forte repercussão, pensando sempre na mobilidade das cidades, economia, novas fontes de energia, ou o uso mais racional dos materiais”, frisou. 

A palestra, ministrada por Rosales foi dividida em partes: a primeira apresentou quatro residências solares; e, na segunda etapa, o convidado mostrou as economias de energia em edifícios municipais.  

Ele também expôs o projeto de uma casa elaborada em Costa Rica e mencionou outras quatro casas projetadas: duas em Miami, incluindo uma que foi transferida para Washington, e a última planejada no Chile, para a Universidade de Valdivia. 

Segundo o especialista, essas casas estão em áreas climáticas radicalmente diferentes. Alguns projetos foram desenvolvidos em regiões tropicais e outros transportados para Washington, que é bem mais frio. “Tivemos de lidar com questões de resfriamento e ar-condicionado para climas muito diferentes”, pontua Rosales. Ele ainda explicou que algumas dessas produções contaram com participação de seus alunos ao longo de um ano. 

“Trouxemos Camilo para o webinar porque além de termos pesquisas em conjunto, seu trabalho é pensado de uma forma humanizada. Receber iluminação natural, numa situação pós-covid, onde as pessoas ficaram isoladas, às vezes sem olhar para fora de casa, transforma a vida das pessoas, e é isso que ele tem feito”, explicou a professora de Arquitetura da FAU,  Loyde Vieira Harbich. 

Para a também professora da FAU, Perola Brocaneli, a discussão é necessária. "Isso porque a transformação do planeta passa pelas cidades e quanto mais sustentáveis, ou ecoeficientes, é maior a relevância do que podemos mudar, ampliar, gerenciar”, comentou. 

Sobre o palestrante 

O estadunidense Camilo Rosales é um importante arquiteto, premiado internacionalmente, que fez uma pesquisa sobre o consumo de energia associado à arquitetura. Ele atua especificamente no uso de estratégias de iluminação natural nos ambientes e como isso melhora as condições de conforto e do bem-estar das pessoas no ambiente interno.