Eventos

Encerramento do curso de inverno destaca soluções sustentáveis para gestão da água

Alunos do Mackenzie e da Rice University apresentam projeto de impacto social sobre água, poluição e sustentabilidade

27.06.202514h25 Jullia Oliveira, sob supervisão de Camila Lippi

Compartilhe nas Redes Sociais

Encerramento do curso de inverno destaca soluções sustentáveis para gestão da água

O curso de inverno Water Management, Sustainability and Pollution: impacts and solutions benefiting environment and traditional communities in Brazil, parte do programa Study Abroad, oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), encerrou sua terceira edição com a apresentação do projeto desenvolvidos pelos alunos, no auditório Reverendo Wilson, campus Higienópolis. 

O programa contou com a participação de 12 alunos mackenzistas e duas alunas norte-americana da Rice University, em uma experiência acadêmica marcada pela interdisciplinaridade e pelo compromisso social.  

Ministrado integralmente em inglês, o curso teve como foco principal oferecer uma formação abrangente sobre os impactos ambientais, sociais e técnicos da poluição da água, capacitando os alunos a propor soluções inovadoras para comunidades vulneráveis.   

“O curso é uma oportunidade de internacionalização em casa. Os alunos vivenciam o inglês técnico na prática, trocam experiências com estudantes de outra cultura e ainda desenvolvem um olhar crítico e sensível para os desafios socioambientais do país”, explicou a professora de Psicologia e assessora na COI, Simone Freitas Fuso.

Durante a imersão, os participantes participaram de seis módulos, entre eles direito ambiental, biodiversidade, saúde pública, urbanismo e gestão de águas. Além disso, o curso promoveu um mergulho na cultura brasileira, abordando aspectos históricos, arquitetônicos, gastronômicos e sociais.  

“É um projeto que não apenas ensina sobre sustentabilidade, mas também apresenta a realidade brasileira para estudantes estrangeiros. Eles conhecem, por exemplo, o contexto habitacional de São Paulo, o papel dos rios na formação da cidade, e têm contato com iniciativas de reciclagem e empreendedorismo social”, completou a coordenadora do projeto e professora de Engenharia, Gisele Szilágyi. 

A interação entre brasileiros e norte-americanas também foi um dos pontos mais valorizados pelos participantes. Para a aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Mackenzie, Emmanuele Cassiano, a vivência foi transformadora. “Foi uma oportunidade incrível para praticar o inglês, conhecer novas pessoas e ampliar meu entendimento sobre sustentabilidade. Eu estava muito empolgada para participar desde o ano passado, e superou minhas expectativas”, destacou Emmanuele.  

Já a estudante do curso de Psicologia, Gabriela Orrico, destacou o valor acadêmico e pessoal da experiência. "Foi muito enriquecedor trabalhar com pessoas de outras áreas e culturas, a troca foi enorme. Esse curso contribuiu demais para a minha formação e para meu processo de internacionalização”, disse Gabriela. 

“Apesar de ser aluno de Economia, entrei em contato com assuntos que nunca tive na graduação. Foi uma troca gigantesca com os colegas e as alunas da Rice”, disse Felipe Marcelino Dias, do segundo semestre.  

A participação no curso também pontua para editais de mobilidade acadêmica e programas de internacionalização oferecidos pela Universidade. Para muitos, essa foi uma chance de viver uma experiência internacional sem sair do Brasil.  

O curso acontece tradicionalmente entre maio e junho e busca se adaptar ao calendário acadêmico para que mais alunos possam participar. Segundo a organização, o interesse cresce a cada edição. “Mais do que aprender sobre gestão hídrica, os alunos vivenciam a importância do trabalho colaborativo e da empatia. Essa é uma experiência que forma cidadãos mais preparados para os desafios do mundo”, concluiu a professora Simone Freitas.