Dia mundial Contra o Tabaco no Mackenzie

28.05.201417h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia mundial Contra o Tabaco no Mackenzie

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, o auditório do Centro Histórico e Cultural Mackenzie teve um evento para debater questões relacionadas ao tabagismo.

 

A ação foi uma parceria do programa MackVIDA com o diretório acadêmico João Mendes Júnior, da Faculdade de Direito, e a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT). Na ocasião foi exibido o documentário "Dois pesos duas medidas", do cineasta Rodrigo Gontijo, seguido por um debate. O filme contou a história de José Carlos Marques que teve as duas pernas amputadas por conta de uma doença relacionada ao fumo.

 

Foram tratadas questões sobre o tabagismo e o Direito, além de problematizar casos em que usuários de tabaco entram com ação contra a indústria do cigarro. Segundo o documentário apresentado nenhum usuário ganhou indenização proveniente dessas ações.

 

Para a professora Renata Munhoz, da Faculdade de Direito do Mackenzie, esta decisão está ligada a pouca informação de qualidade disponível. "É muito importante tratar desta questão na universidade, porque é interdisciplinar. E além disso,  proporcionar esses debates e seminários são importantes para ter a real dimensão deste problema, que não é isolado", afirma Renata Munhoz.

 

Adriana Carvalho, coordenadora Jurídica da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), falou sobre a satisfação em participar de eventos como esse. "Ficamos muito felizes com essa iniciativa e estaremos sempre à disposição de contribuir com encontros como esse", concluiu.