Atualidades

Dia do Jornalista: Novos Mercados de Trabalho é tema da segunda mesa de debate

Evento contou com participação de três antigos mackenzistas 

07.04.202119h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia do Jornalista: Novos Mercados de Trabalho é tema da segunda mesa de debate

Celebrando o Dia do Jornalista, o Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, promove durante o dia de hoje, 07 de abril, um ciclo de palestras especiais para os estudantes de jornalismo. Contando com quatro mesas de debate, o segundo encontro teve como tema “Novos Mercados de Trabalho para Jornalistas”. 

Dividida em duas partes, a mesa contou com a apresentação de cada um dos convidados e, a seguir, com interação com o público, quando os antigos mackenzistas responderam a questões dos atuais alunos. Os professores da UPM Denise Paiero e Hugo Harris foram os responsáveis pela mediação.

Os profissionais que compartilharam suas experiências foram: Daiana Ferreira, que atua no Instituto Recicleiros e está se especializando em jornalismo ambiental; o social media Nicolas Rodner, que atua no Universo Online S/A; Stephanie Lotufo, atual coordenadora de Audiovisual do InfoMoney. 

Debatendo sobre os novos mercados de trabalho, assunto de interesse dos alunos ainda na graduação, Stephanie declara que se sentir desafiada em sua carreira é algo importante para seu crescimento profissional. A coordenadora ainda ressaltou a importância de ser uma pessoa multitasking, conceito que em português significa “multitarefa”, e finalizou deixando a dica, “abram a cabeça para novas possibilidades”.

Ao falar sobre sua trajetória, Rodner diz que o ato de observar pessoas e consumir conteúdos que não tenham relação direta com seu trabalho são coisas das mais importantes que o profissional de comunicação tem de fazer. “É ali que você vai absorver o repertório de verdade, e é desse repertório que você vai produzir o conteúdo, seja para sua marca, seja para seu site”, explica ele. 

Em sua fala, Daiana contou que sua carreira fugiu do jornalismo tradicional, o que a permitiu explorar novos setores além da área da comunicação. “Se vocês querem achar esses novos mercados, a ideia é prestar atenção às disciplinas, fazer cursos curtinhos e, a partir daí, você mesmo descobrir seu ‘novo mercado’”, indica ela.

Para acompanhar a palestra completa, confira abaixo: