banner com fundo cinza predominante e símbolos abstratos na cor vermelha. Ainda é possível distinguir na imagem os dizeres "Enade Mackenzie" e 2020
Nossos Talentos

Cursos do Mackenzie ganham destaque com avaliação do ENADE

Exame determinou notas para cursos nos campi Higienópolis e Campinas da Universidade

11.12.202014h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cursos do Mackenzie ganham destaque com avaliação do ENADE

No mais recente Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o ENADE, mais uma vez a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi reconhecida pela qualidade de ensino na Graduação. Com os resultados do exame, as notas dos cursos avaliados foram destaque nos campi Higienópolis e Campinas da UPM.

O curso de Fisioterapia ficou com nota 5 e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia e Nutrição ficaram com nota 4.

Higienópolis

Marcelo Fernandes, coordenador do curso de Fisioterapia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), pontua que a conquista da nota máxima no exame é consecutiva (2017 e 2020).

"Essa vitória é fruto do comprometimento dos docentes junto a um Projeto Pedagógico que articula conhecimento teórico sólido à prática clínica e à demanda atual da sociedade e do mercado de trabalho", destaca Fernandes.

Sobre a nota, a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM, Angélica Benatti Alvim, afirma que “os formandos da FAU Mackenzie estão muito bem preparados, não só para atuar com projetos, mas para atuar em múltiplas frentes que envolvem o conhecimento crítico, teórico e prático das atribuições do arquiteto e urbanista”.

Já para a coordenadora do curso de Nutrição, Ana Carolina Almada Colucci, o resultado é motivo de orgulho e satisfação. “Reflete a qualidade do curso, o nosso empenho em uma boa formação dos alunos e o comprometimento com a excelência que a Universidade busca. Nós ficamos extremamente felizes”, diz ela.

André Heleno, coordenador do curso de Engenharia de Produção, enfatiza que as notas reforçam a tradição e qualidade do ensino, “moderno e conectado com a realidade e o mercado de trabalho”.

Campinas

O coordenador dos cursos de Engenharia da UPM Campinas, Jorge da Paixão Filho, ressalta que o corpo docente altamente qualificado possibilita aos alunos um ambiente de pesquisa e inovação ao longo de todo o curso. “As notas alcançadas demonstram que professores e alunos estão empenhados em transformar a engenharia e a cidade”.

Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil do Mackenzie Campinas adotam a Engenharia 4.0 tanto em sala de aula como nos modernos laboratórios disponíveis. Montados com equipamentos de última geração, trazidos com exclusividade para o Brasil com tecnologia alemã, os equipamentos potencializam e otimizam a produção da indústria nacional, bem como prepara os alunos para a nova perspectiva industrial e da construção civil.

 Os modernos laboratórios e os equipamentos possibilitam aos futuros engenheiros aprendizagem por meio de experimentos reais nas Engenharias de Produção, Mecânica e Civil, com processos de fabricação personalizada, integração de processos via internet, planejamento virtual de instalações, controle eficiente dos recursos, da energia e do tempo por meio de um sistema de planificação de recursos ERP (Enterprise Resource Planning).

Sobre o ENADE

A avaliação é feita, principalmente, por meio do desempenho dos alunos que concluem a Graduação quanto aos conteúdos previstos na matriz curricular e a aplicação de competências e habilidades para a vida profissional. A nota do exame é um dos componentes que determinam as notas dos cursos (CPC).

Além daqueles selecionados para a última avaliação do ENADE, outros cursos da UPM presenciais e em EaD já passaram em outras edições do exame e conquistaram posição de destaque. De todos os avaliados, mais de 70% possuem notas 4 ou 5.

Como resultado da boa formação, a UPM também é destaque no mercado de trabalho, pois mais da metade dos cursos da Universidade têm empregabilidade superior a 70%.