O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio de uma iniciativa do curso de Psicologia, promove o projeto de extensão Apadrinhamento Afetivo. O programa consiste em acolher jovens de forma afetiva que não foram adotados e necessitam de uma referência familiar.
O professor Marcelo Moreira Neumann, do curso de Psicologia da UPM, explicou que o Apadrinhamento do Mackenzie foca em preparar candidatos, madrinhas ou padrinhos, para apadrinhar crianças e adolescentes. “Esses que não foram adotados precisam de uma referência adulta e familiar”, relatou.
Marcelo explicou que indivíduos ou casais maiores de 18 anos, que queiram disponibilizar tempo da correria cotidiana para acolher os jovens dos abrigos de São Paulo, e que residem na capital podem aplicar para o projeto. Pois o apadrinhamento não corresponde à adoção, mas sim à criação de laços.
Todas as crianças e adolescentes do programa são dos abrigos de São Paulo, como: Fórum Central, Lapa e Pinheiros. Essa ajuda é disponibilizada para todos os Serviços de Acolhimento Institucional da Criança e do Adolescente (SAICA).
O Apadrinhamento afetivo proporciona um vínculo familiar para jovens que residem em abrigos, e essa conexão se mostra essencial na formação da criança.
Aos interessados, haverá uma reunião on-line no dia 26 de março às 19h, com explicações de todo o processo. Para acessar, clique aqui.
Serviço
Apadrinhamento Afetivo
Reunião on-line: clique aqui
Endereço: Serviço-Escola de Psicologia Mackenzie, Higienópolis, Rua Piauí 181, 2°andar


