Pesquisa e Inovação

Compartilhamento de dados para desenvolvimento sustentável

Evento realizado no Mackenzie discutiu política de troca de dados entre economias emergentes

21.12.202218h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Compartilhamento de dados para desenvolvimento sustentável

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do Grupo de Estudo de Direito da Concorrência do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Faculdade de Direito (FDir), realizou, na última semana, o workshop Data Sharing and Climate Action in Brazil. O encontro contou com a parceria do Max Planck Institutes, um think thank global na área de Ciência e Tecnologia.

O evento, que faz parte de projeto de pesquisa em rede internacional, visa definir uma teoria regulatória normativa sobre a promoção do compartilhamento de dados que ajudará a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As palestras têm como objetivo reunir os diversos atores do Brasil e do exterior – academia, empresas, governo, instituições internacionais, startups, ONGs – para trocar experiência, ideias, problemas e soluções pelas diversas perspectivas e assim promover uma ampla reflexão sobre a utilização de dados digitais no contexto brasileiro.

Representando a reitoria da UPM, a coordenadora de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Maria Cristina Trigueiro Veloz Teixeira, celebrou a realização do evento internacional no Mackenzie. “Esse assunto é importante, porque em diferentes programas de graduação, o meio ambiente é um tópico central”, disse. 

O coordenador de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), Pedro Buck, ressaltou a importância do debate sobre mudanças climáticas. “Seremos a primeira geração a sentir os impactos das mudanças climáticas e a última a fazer um esforço para mudar. Para realizar mudanças não é fácil, requer pesquisa dos impactos e a busca por soluções. Estamos felizes em fazer parte dessa busca por novas alternativas para o futuro do planeta”, declarou. 

O diretor do Max Planck Institutes, professor Josef Drexl, disse se sentir muito feliz pela parceria com o Mackenzie, que permite o debate mais abrangente entre diversos países. “Estamos em um momento crucial, pois políticas estão para serem revertidas, é um assunto muito importante de ser tratado, e se trata de um interesse global”, afirmou. 

O professor da FDir, Vicente Bagnoli, reafirmou a importância da troca de experiências para construção e demarcação de políticas de compartilhamento de dados. “A economia de dados é uma grande oportunidade para economias emergentes atingirem os objetivos para um desenvolvimento sustentável. No entanto, essas políticas necessitam ser bem delimitadas”, concluiu.

O evento consistiu em cinco painéis que debateram os mais diversos temas relacionados ao compartilhamento de dados, economias emergentes e mudanças climáticas. Participaram do evento, professores e pesquisadores de diferentes países. Para conferir os debates na íntegra, basta acessar o YouTube.