Com medo do vestibular? Confira dicas para se dar bem nas provas

Dia 24 de maio é comemorado o dia do Vestibulando

24.05.202209h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Com medo do vestibular? Confira dicas para se dar bem nas provas

O vestibular é aquela fase da vida em que os jovens ficam de cabelo em pé. As dúvidas batem, a ansiedade vai às alturas e é difícil manter o controle das emoções, afloradas pela prova.

Na data em que comemoramos o dia do Vestibulando, 24 de maio, separamos algumas dicas para facilitar a vida dos estudantes.

1 – Faça um cronograma de estudos

O prof. Milton Pignatari Filho, coordenador de Processos Seletivos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), instituição que comemora 70 anos de fundação em 2022 e foi reconhecida como a mais admirada pelos paulistanos, de acordo com levantamento da Folha de S. Paulo, explica que o ideal é que os alunos não deixem para estudar os conteúdos na última hora. “A melhor sugestão é revisar as matérias com maior dificuldade e fazer uma pequena revisão das outras: alguns pontos principais de português, matemática, geografia, história etc.”

2 – Confirme o local da prova com antecedência

O professor Pignatari pontua que, mesmo que alguns processos ainda aconteçam em formato virtual, para aqueles que já retornaram ao presencial, é importante verificar com antecedência onde será a prova. “Não deixe para descobrir onde é o colégio, a faculdade ou o local no dia. É importante já ter traçada a rota e a melhor forma de chegar, além de cronometrar o tempo de deslocamento”, diz.

3 – Leia os editais e normas que regem o processo

É importante se inteirar das regras, sob o risco de se prejudicar na hora da realização da prova. Sobre isso, o coordenador afirma: “Em algumas carreiras temos pesos diferenciados nas notas. Às vezes, em determinados processos, por exemplo, é mais vantajoso acertar três questões de geografia do que cinco de física”.

4 – Faça uma divisão entre as questões mais complexas e as mais simples

Fazer um planejamento entre as disciplinas e distribuir o horário entre as questões mais fáceis e as mais difíceis pode facilitar. “Se você começa pelas piores, é muito provável que você acabe não conseguindo resolver as que você tem mais dificuldade, e perca pontos na resolução daquelas que você conseguiria resolver”, pondera o coordenador Pignatari.

5 – Alimentação e descanso

Procure se alimentar de maneira adequada. Há inúmeros relatos de estudantes que realizam as provas com dores, pois não se preocuparam com a parte alimentar, o que pode tirar toda a concentração e o foco no momento do exame. Além disso, é importante que, às vésperas da prova, o candidato esteja relaxado e não faça atividades que comprometam o físico e a mente.

O professor ainda salienta a importância de escolher fazer a graduação em uma instituição que tenha reconhecimento por oferecer qualidade no ensino, com bases fundamentadas nas dinâmicas e estruturas modernas que o mundo exige.

 

A UPM está com inscrições abertas, até o dia 13 de junho, para os vestibulares de Alphaville e Higienópolis, com provas realizadas em 21 de junho. No campus Campinas, as inscrições vão até 03 de juno e processo seletivo no dia 11 de junho.