A foto em preto e branco mostra duas esportistas durante o combate de esgrima. Uma está atacando a outra, conseguimos ver bem sua máscara e arma posicionada no corpo da adversária - que está de costas.
Esporte

5 coisas que você precisa saber sobre a esgrima

O esporte conta com três diferentes tipos de arma: espada, florete e sabre

30.07.202112h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

5 coisas que você precisa saber sobre a esgrima

A esgrima é a arte de atacar e se defender, manuseando armas brancas. Sua origem é considerada pré-histórica, já que na antiguidade o ser humano precisava caçar e garantir sua sobrevivência. Mas existem pessoas que consideram o esporte como um “xadrez com músculos”, segundo Nicolas Ferreira, atleta esgrimista patrocinado pelo Mackenzie. Isso porque, para essa prática esportiva, não adianta só o preparo físico e velocidade, é necessário ter raciocínio técnico e inteligência para conseguir provocar uma ação do adversário. 

Muito além de uma definição, a esgrima é um esporte com muitas regras e diferentes armas. Em entrevista com o atleta Nicolas, separamos cinco coisas que você precisa saber sobre a prática esportiva da esgrima. Confira: 

1. Os atletas precisam tocar o adversário, mas não ser tocado

“Parece clichê, mas o principal objetivo da esgrima é tocar sem ser tocado”, explica o atleta.  O jogo de eliminatória vai até 15 toques ou três tempos de três minutos. É preciso chegar a 15 toques antes do seu adversário ou fazer mais pontos nesse período de tempo. “Só que não adianta tocar em qualquer lugar, você tem que tocar na área válida para cada arma”, completa.

As disputas acontecem em uma pista de 14 metros de comprimento, com cerca de 2 metros de largura e os atletas ficam a dois metros de distância do adversário. No momento em que o esportista toca o adversário, a luz do seu lado acende. Isso acontece porque são colocados sensores na ponta da arma e no uniforme dos atletas.

2. Tem mais de uma arma!

A esgrima é dividida em três armas: a espada, o florete e o sabre. As regras são diferentes para cada uma delas. Enquanto com a espada e florete o toque é feito única e exclusivamente com a ponta, o sabre pode tocar no adversário tanto com a ponta quanto com a lateral da lâmina - “falamos que é por corte”, explica o atleta.

Segundo Nicolas, o uso da espada é a forma de disputa mais simples de se compreender. Se o atleta encosta no seu adversário, sua luz acende e, automaticamente, avança na pontuação. “Se as duas luzes acendem, é ponto para os dois, toque duplo. Bem intuitivo e simples de compreender quando se está jogando”.

Já o florete e o sabre (famoso pelo filme Star Wars) são armas de convenção. Quando acende uma lâmpada só, assim como na espada, o ponto é para o lado de quem tocou no adversário. No entanto, se as duas lâmpadas se acendem, quem iniciou o ataque ou interceptou a lâmina antes, terá direito ao toque, ou seja, soma no placar.

“Aí está a regra mais complicada da esgrima. Se uma lâmpada só se acender, perfeito. Mas se forem as duas lâmpadas ao mesmo tempo, é preciso entender quem iniciou ou quem pegou a lâmina”, exemplifica. Por isso o esporte utiliza o artifício da vídeo arbitragem, o famoso VAR. “Quando o atleta tem dúvida em uma ação, ele pode pedir uma revisão em slow motion para ter certeza de que o árbitro acertou”, conta. 

3. Três equipamentos são essenciais para a disputa

O que não pode faltar para entrar em um combate? A arma, espada, florete ou sabre; a máscara, erroneamente chamada por muitas pessoas de capacete, protegendo o rosto; e a roupa de esgrima, feita de Kevlar, material utilizado nos coletes à prova de bala. “Claro que é mais fino, mas não rasga, ela é essencial''. 

Uma curiosidade é que, em competições do verão, a esgrima é o esporte em que a maior parte do corpo está coberta. “Só a mão não armada não se cobre (aquela que você não está segurando a espada, florete ou o sabre). Então, se você é destro é a mão esquerda, se você é canhoto é a mão direita”.

4. Não é apenas encostar a arma em qualquer parte do corpo 

É preciso entender a área do corpo válida para pontuação. Na competição com a espada, é o corpo inteiro, desde a ponta do tênis até o final da máscara. No florete o atleta deve encostar da cintura para cima, com exceção dos braços e da máscara. Já no sabre, vale também da cintura para cima, mas incluindo os braços e a máscara. 

5. É proibido encostar seu corpo no adversário

Muitas pessoas não sabem, mas é proibido contato de corpo a corpo, apesar de ser um esporte de combate. “Se por acaso, durante o jogo, um adversário encostar o braço no outro, o juiz para o combate, os atletas se distanciam e retomam a disputa”, finaliza.