Cultura

Quer viajar e estudar fora do Brasil?

Mackenzie oferece diversos programas de intercâmbio

13.07.201816h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Quer viajar e estudar fora do Brasil?

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferece diversas oportunidades de internacionalização do estudo para os alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. São cursos de verão, semestrais ou até anuais que permitem um melhor preparo a alunos e docentes, oferecendo experiências variadas durante o período de intercâmbio (mobilidade).

Na lista estão mais de 100 entidades parceiras do Mackenzie em países do mundo todo com oportunidades em diversas áreas para alunos brasileiros e também estrangeiros. A seguir, conheça alguns dos programas de intercâmbio disponíveis pela Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM e seus parceiros, como o Santander:

Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica: é voltado para alunos de graduação da UPM (presencial ou EaD) e os processos seletivos são semestrais. Para se inscrever, o aluno precisa ter completado ao menos 20% da matriz curricular com média geral maior ou igual a sete. A mobilidade pode ser de um ou dois semestres.

São mais de 100 universidades em mais de 30 países. A maioria delas não cobra mensalidade dos alunos e você pode conhecer a lista de instituições aqui. Para quem tem interesse, há um edital aberto até dia 17 de julho, corra para saber mais!

Santander Top Espanha: programa anual, com processo seletivo no primeiro semestre de cada ano e viagem sempre nas férias de julho. O intercâmbio dura três semanas e leva um aluno e um professor para Salamanca com o objetivo de aprender o idioma espanhol.

Programa Santander de bolsas Ibero-Americanas: este é um programa anual e seu processo seletivo transcorre entre o primeiro e segundo semestres. O Santander oferece uma bolsa de três mil euros para cada aluno como auxílio para permanecer seis meses em uma universidade ibero-americana escolhida por ele. A lista de instituições conta com mais de uma centena de universidades.

Nesta edição, são 10 vagas que são oferecidas para os alunos de graduação. O intercâmbio acontecerá no primeiro semestre de 2019 e o edital ainda está aberto, com prazo de encerramento em 13 de setembro. Para saber mais, acesse aqui.

Programa MUNDI de bolsas Santander: também anual, este programa tem seu processo seletivo no primeiro semestre de cada ano. O Santander oferece uma bolsa de quatro mil euros para cada aluno como auxílio para permanecer em uma universidade internacional que seja parceira do Santander. Geralmente, são duas vagas que são oferecidas para alunos de doutorado ou mestrado.

Neste ano as inscrições já estão encerradas e os selecionados poderão realizar o intercâmbio a qualquer momento em 2019.

Programas de dupla-titulação: disponível para cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Neste programa o aluno cursa um ou dois semestres na universidade parceira, elabora uma dissertação ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em cotutela e obtém o título também da instituição de ensino parceira.

Os editais são semestrais. A lista de cursos com dupla-titulação de graduação está disponível aqui e a de pós-graduação pode ser encontrada neste link.