O combate às fake news por meio da checagem de informação

06.03.202020h22 Giovanna Esteves Lima, Mayseh Julião Santos, Diogo Rais Rodrigues Moreira

Compartilhe nas Redes Sociais

O combate às fake news por meio da checagem de informação

As Fake News, ou simplesmente notícias falsas, tratam-se de desinformações que podem ser propagadas em diversos meios de comunicação como jornais, tanto impressos como digitais, televisão e rádio, mas têm ganhado grande força nas redes sociais. Um hábito muito comum entre milhares de brasileiros é repassar reportagens por meio de redes sociais sem ao menos checar suas origens. Isso colaborou com a proliferação de Fake News, marcando significativamente 2018 e as eleições que ocorreram no mês de outubro. Este fato recorrente faz com que as informações, de uma maneira geral, tenham uma maior dificuldade de se confirmarem verídicas ou falsas influenciando de maneira errônea o pensamento daqueles que passam a acompanhá-las.

Poucas pessoas têm conhecimento da existência de maneiras de checagem de informação. Visando tornar esse conhecimento acessível aos usuários da rede, sites como o Aos Fatos foram criados. Trata-se de uma plataforma tecnológica preocupada com reportagens de conteúdos relacionados às políticas públicas do país.

O site possui fácil acesso e prático funcionamento e encontro de informações. Para acessá-lo, basta digitar na aba de pesquisa de seu computador aosfatos.org e estará em contato com as informações disponibilizadas pela rede.  O menu da plataforma dispõe diferentes abas de acordo com os tipos informações que podem ser encontradas como: checagem, investigação, manuais, gráficos e lab. Nos parágrafos a seguir, encontrarão breve descrição das páginas internas.

Em Checagem, pode-se ler sobre notícias já estudadas pelo próprio site e classificadas como verdadeiras, imprecisas, exageradas, distorcidas, contraditórias, insustentáveis ou falsas. Ao clicar em cada categoria, encontra-se diversos textos de caráter político e a explicação do porquê aquelas reportagens encontram-se naquela aba. Em Tempo Real estão as análises e checagens de entrevistas e canais ao vivo transmitidos via televisão, rádio e/ou internet. Logo depois tem-se Investigamos, onde pode-se encontrar dados de pesquisas sobre compartilhamento de fake news, consumo de notícias via whatsapp e a relação de ambas com as eleições. Continuando o menu, encontra-se Manuais, passo a passo de como checar notícias e informações, a maioria deles disponibilizados como quadrinhos, para tornar a leitura prática e rápida, deixando-a eficaz na atualidade. No item, Aos Gráficos encontram-se estatísticas e dados levantados pelos organizadores do site sobre diferentes assuntos, mostrando números reais sobre questões da atualidade do país. Já o Aos Fatos Lab, é um serviço de fact-checking realizado pelo site, voltado para empresas e organizações.

As fake news acarretam em diferentes problemas sociais, educacionais e informacionais que devem ser evitados e combatidos. Com os mecanismos de checagem, não existem mais desculpas para compartilhá-las, uma vez que o site citado é apenas um dos mais diversos meios que traz dicas de como confirmar informações disponíveis em sites, notícias, reportagens e redes sociais como facebook, twitter e whatsapp.