O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) foi reavaliado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 29 de janeiro, e cumpriu os requisitos para continuar ostentando o título de “Hospital Amigo da Criança”, um selo de qualidade que a instituição carrega por 25 anos consecutivos, destacando o melhor atendimento durante a gravidez, parto e pós-parto.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um título conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado; entre outros requisitos.
O HUEM é um dos 19 hospitais no estado do Paraná com o Selo de Qualidade na Assistência ao Parto e Nascimento. Mais do que um selo, esse título representa um compromisso significativo para garantir a melhor assistência à gestante, ao bebê e à família.
Avaliação
No dia 29 de janeiro, o HUEM recebeu a avaliadora do Ministério da Saúde, Renara Araújo, e a representante da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde, Mariana Watanbe Ribeiro, para a avaliação trienal do cumprimento dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento.
O Hospital Mackenzie atendeu a todos os critérios e assegurou o título pelos próximos três anos. “A Iniciativa Hospital Amigo da Criança é uma estratégia com impacto positivo nas taxas de aleitamento materno em crianças de 0 a 2 anos de idade. Para manter este título é necessário apoio da Direção do Hospital, envolvimento e engajamento de toda a equipe multiprofissional”, destaca a supervisora de Enfermagem do Materno Infantil e responsável pelo Banco de Leite Humano do HUEM, Ana Lúcia dos Anjos.
A instituição expressa profundo agradecimento a todos envolvidos nessa conquista e destaca que o desafio diário vai além de agradar avaliadores, é resultado do empenho coletivo, do trabalho árduo e do entendimento de que podemos fazer a diferença em momentos tão importantes como a chegada de uma nova vida.
Um ambiente acolhedor e seguro ajuda a transformar medo e tensão em confiança e boas lembranças. A celebração destes 25 anos como Hospital Amigo da Criança é valorizar o passado e também olhar para o futuro, no qual o Hospital continuará sendo referência no cuidado à saúde da mãe, do bebê e da família.