Coordenadoria de Planejamento e Orçamento (CPLAN)

A Coordenadoria de Planejamento e Orçamento (CPLAN) é responsável pelo controle e acompanhamento orçamentário; estudos econômico-financeiros; relatórios de desempenho e apontamento de gastos; mapeamento, avaliação e reposicionamento de processos acadêmico-administrativos; e análise e projeção de cenário e de estrutura de custo de pessoal.

É responsável, também, pelas informações que colaboram na gestão integrada das diversas áreas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), servindo como fonte única de consulta, visando a suportar as várias necessidades do processo de tomada de decisão.

Anualmente, em conjunto com o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), a CPLAN participa da elaboração e execução do planejamento estratégico de todas as Unidades Acadêmicas (UAs) e seus departamentos, bem como monitora os projetos e despesas que se integram ao Orçamento Institucional, visando à melhor aplicação dos recursos para o desenvolvimento de sua missão.

Por meio do Orçamento, a Instituição quantifica seu planejamento estratégico e tático, explicita onde está e aonde pretende chegar e as ações prioritárias nessa trajetória, que inclusive devem permear o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Também cabe à CPLAN dar apoio à gestão da estrutura de pessoas da UPM, monitorar as variações previstas na rubrica de Pessoal que foram dimensionadas, tais como reestruturações, alterações de carreiras/tabelas salariais, movimentações relevantes de pessoal, revisão de benefícios, nomeações e exonerações, dentre outras.

A Coordenadoria acompanha a elaboração das atribuições de carga horária docente, sua movimentação e reflexos no planejamento e execução acadêmica. Diretamente ligada à performance do indivíduo, em suas competências e habilidades, busca constantemente a qualidade no ensino e aprendizagem, por meio da retenção de talentos e a descentralização das decisões quanto à gestão de pessoas e alinhamento de todos os processos com o RH, como parceiros de gestão.

 Marcos Antonio dos Reis

Marcos Antonio dos Reis

Coordenador