Rádio Observatório Pierre Kaufmann sedia premiação de Escolas de Atibaia

Evento em parceria com a Prefeitura da cidade realizou visita guiada ao observatório 

17.04.202418h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Rádio Observatório Pierre Kaufmann sedia premiação de Escolas de Atibaia

O Rádio Observatório Pierre Kaufmann (ROPK), localizado em Atibaia, e vinculado ao Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), promoveu um evento especial para premiar alunos medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas da cidade. O evento ocorreu no dia 04 de abril, em parceria com a Prefeitura de Atibaia. 

A iniciativa contou com a participação de 87 estudantes de cinco escolas municipais de ensino fundamental. Durante a cerimônia, os alunos foram premiados por suas conquistas na competição de matemática, e conheceram de perto a estrutura e as pesquisas conduzidas pelo CRAAM. 

A premiação foi conduzida pelo prefeito de Atibaia, Emil Ono, e representantes da Secretaria Municipal de Educação, com a presença de professores das escolas e pais dos alunos. A equipe do CRAAM, representada pelo professor e coordenador, Jean-Pierre Raulin, pelo engenheiro Guilherme Júlio Alaia, e pelos técnicos Yasushi Rubens Hadano e Everton Gotz Silva, apresentou a antena, os equipamentos e compartilhou detalhes sobre a história e os projetos do observatório. 

"Por estarem no início da vida acadêmica, ficaram bem curiosos e fizeram perguntas extremamente pertinentes. Foi gratificante ver a felicidade dos alunos ao receber o prêmio e o orgulho dos pais que estiveram presentes", ressaltou Raulin. 

A visita ao observatório ofereceu aos alunos um contato direto com a ciência de forma prática e inspiradora. Eles puderam interagir com pesquisadores e engenheiros, e entender como a ciência e a matemática são aplicadas em diversas pesquisas do observatório, desde estudos sobre o Sol até pesquisas sobre galáxias e exoplanetas.  

De acordo com Raulin, a interação com os alunos e professores mostrou o compromisso de todos eles com a excelência acadêmica. “Esperamos que a visita ao ROPK tenha um impacto positivo no interesse e aspirações dos estudantes nas áreas de ciência e tecnologia", disse. 

Sobre o ROPK 
Fundado pelo Mackenzie na década de 1970, o Rádio Observatório Pierre Kaufmann (ROPK), é um centro de pesquisa dinâmico que oferece uma ampla variedade de atividades e linhas de investigação na área de física solar e astronomia. 

No começo dos anos 80, o INPE passou a administrar as operações no local, com a parceria da UPM. Porém, a partir de 2014, o local realizou poucas atividades, ficando praticamente parado. Em 2019, o CRAAM reabriu o centro de pesquisas, que é um dos maiores do Brasil na área da rádio astronomia.