Universidade

Professora do CCSA Mackenzie lança livro sobre tecnologia e educação

Míriam Rodrigues divulga obra sobre Tecnologia, interculturalidade e colaboração

17.11.202515h39 Letícia Chang, sob a orientação de Jonathas Cotrim

Compartilhe nas Redes Sociais

Professora do CCSA Mackenzie lança livro sobre tecnologia e educação

No dia 12 de outubro, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) foi o espaço de lançamento do livro Aprender com o mundo e para o mundo: Tecnologia, interculturalidade e colaboração, da professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Míriam Rodrigues. 

No livro, a autora levanta reflexões necessárias para a transformação da educação diante dos desafios tecnológicos contemporâneos e aborda temas como tecnologia digital, inteligência artificial, interculturalidade e aprendizagem ao longo da vida. “A ideia foi buscar temáticas extremamente atuais e trazê-las para a discussão e para a reflexão na academia”, ressaltou. 

Míriam contou que a ideia para seu livro surgiu durante o seu pós-doutorado, no qual seu estudo era voltado ao impacto das tecnologias atuais e futuras. A professora já realizou diversos projetos relacionados a tecnologia na UPM, o que gerou seu interesse pela área. Ela também destacou sua paixão por tecnologia e como ela abriu caminho para estudos no campo. “Eu sou apaixonada por tecnologia, mas eu sou apaixonada por gente também, não existe tecnologia sem gente”, concluiu. 

Com essa obra, a autora espera despertar o interesse de gestores e educadores com as novas demandas tecnológicas do mundo contemporâneo, e relacionar a tecnologia com a aprendizagem colaborativa. “Depois de mais de 20 anos na docência da Universidade, eu procuro trazer uma contribuição para a educação a partir dessa temática”, destacou. 

Durante a noite de lançamento, Míriam Rodrigues destacou sua felicidade com o novo livro e o sentimento de realização após todo o processo. “Eu estou me sentindo muito feliz, nervosa e realizada. E muito agradecida a Deus e agradecida à nossa instituição por ter oportunizado o meu período de pós-doutorado”, disse.