Parcerias

Novo livro debate Sistema de Justiça Criminal do Mercosul

Professor do Direito do Mackenzie é um dos organizadores da obra

04.04.202216h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Novo livro debate Sistema de Justiça Criminal do Mercosul

Neste dia 08 de abril, sexta-feira, às 16h, será lançado oficialmente o livro Atlas do Sistema de Justiça Criminal do Mercosul, obra organizada pelos professores Fabio R. Bechara, da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Leandro Piquet Carneiro, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP); e Georgia Sanches Diego, assessora de relações internacionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2019-2021). O evento será transmitido ao viovo no canal do IRI-USP no YouTube.

O Atlas foi desenvolvido no âmbito do curso sobre Segurança Multidimensional das Fronteiras, oferecido pela Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) como base para o estudo da cooperação jurídica e policial entre os países do Mercosul. O lançamento contará com as presenças dos organizadores e dos autores do livro.

Sobre a obra

O Atlas compila as principais tipologias criminais ligadas à segurança nas fronteiras, as instituições responsáveis por investigar e dirimir a criminalidade organizada, além de apresentar os dispositivos legais para proteção às vítimas e testemunhas e de Direitos Humanos. A organização do livro foi diretamente inspirada no Atlas Judicial Europeu (EJN Judicial Atlas).

O livro representa um instrumento de fomento à cooperação internacional e interinstitucional na região de fronteira, buscando nivelar o conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas de justiça criminal da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Além disso, amplia o conhecimento sobre a legislação e às instituições competentes na prevenção e repressão à criminalidade organizada, corrupção, lavagem de dinheiro, contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas e de pessoas.

Serviço
Lançamento: Atlas do Sistema de Justiça Criminal do Mercosul
Data:
08 de abril de 2022
Hora: às 16h
Transmissão on-line:canal do IRI-USP