Universidade

Mackenzie promove encontro de Educação Dual e busca expansão da modalidade

Evento reuniu parceiros do modelo de ensino, que envolve a formação do estudante compartilhada entre universidade e empresa

30.09.202509h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie promove encontro de Educação Dual e busca expansão da modalidade

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sediou nesta segunda-feira, 29 de setembro, a segunda edição do Fórum nacional de Educação Dual, que reuniu representantes mackenzistas e parceiros, além de possíveis novas empresas participantes da modalidade. O encontro aconteceu no auditório Escola Americana, no campus Higienópolis. 
 
O Dual Study da UPM funciona no curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, mas já existem estudos para ampliação do modelo para outras unidades acadêmicas, como Escola de Engenharia (EE), Faculdade de Computação e Informática (FCI) e outros cursos do CCSA. 
 
Essa modalidade de curso permite a formação simultânea do aluno na Universidade e na empresa. O modelo é inspirado em metódos da Alemanha, em que a formação do aluno é feita em conjunto, com períodos de formação cursados na universidade e outra parte na prática empresarial. As empresas parceiras do curso, além de subsidiarem parte da mensalidade, participam da concepção da grade curricular, seleção do aluno, atividades extracurriculares e da prática de cada disciplina núcleo de cada semestre. 
 
“O Dual surgiu na Alemanha para alinhar a teoria que é vista na universidade com a prática das empresas e as empresas passaram a participar junto com as universidades da formação de seus estudantes”, explica o diretor do CCSA, Cláudio Parisi, apontando que as empresas sempre terão um grande retorno do investimento na formação do profissional 
 
Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, o Fórum realizado no Mackenzie é uma oportunidade para trocas de conhecimento, com foco na expansão da modalidade Dual. “Nossa ideia é compartilhar o aprendizado e as dificuldades. Eu creio que é um projeto super exitoso que nós devemos expandir, mas que é um projeto que precisa de muita colaboração”, disse.
 
Ele também destacou o impacto que o modelo tem no desenvolvimento dos estudantes. “Os alunos são muito mais maduros, têm o desenvolvimento profissional e pessoal muito mais perceptível por conta do modelo de acompanhamento aqui na casa, com mentores dentro das empresas também”.  
 
Cláudio Parisi celebrou a realização do evento, ressaltando que a primeira turma de Ciências Contábeis Dual Study está para formar e contou com excelentes resultados na prova de suficiência do Conselho de Contabilidade, com uma taxa de aprovação de 95% da turma. “O dual impacta positivamente a educação, na formação dos estudantes na universidade, com a melhoria de desempenho de indicadores acadêmicos importantes e principalmente nas empresas parceiras no processo de educação”, destaca.
 
Dentre as empresas e organizações presentes estiveram a Red Duale Hochshule Latinoamerica (Red DHLA); a Rödl & Partner; Grupo SEB; Bordin; e Alcoa; OpenBook; Mercedes Benz; parceiros de outros projetos do Mackenzie, como o Santander e a Leroy Merlin; além de instituições financeiras e indústrias. 

Vestibular 2026.1

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Mackenzie 2026.1. Acesse o site e venha estudar na instituição que, desde 1870, transforma vidas por meio do conhecimento. Faça agora mesmo sua inscrição!