Economia

Mackenzie lança livro sobre Operação Lava-Jato em parceria com USP e FGV

Professor Fábio Bechara fez parte da organização da obra  

09.02.202115h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie lança livro sobre Operação Lava-Jato em parceria com USP e FGV

Em novembro de 2020, foi lançado o livro Lessons of Operation Car Wash: A legal, institutional and economic analysis, resultado de um projeto de pesquisa em rede, que envolveu professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Fundação Getulio Vargas (FGV) São Paulo e Universidade Estadual de São Paulo (USP) e foi financiado pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington, DC.

A obra, escrita em inglês, reúne artigos de 13 pesquisadores do tema e apresenta as complexidades da Operação Lava-Jato, por meio de uma análise das causas e das consequências da corrupção no país e do trabalho das autoridades judiciais envolvidas na Operação. O professor Fábio Bechara, RINT/International Affairs Officer da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, faz parte da organização do livro ao lado do professor Paulo Goldschmidt, da FGV Direito SP. 

Os professores mackenzistas Gianpaolo Poggio Smanio, Giovani Agostini Saavedra e Marco Aurélio Florêncio Filho estão entre os autores, juntos aos pesquisadores Fernanda Regina Vilares, Ligia Maura Costa, Maria Lucia L.M. Padua Lima, Paulo C. Goldschmidt, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, Marta Saad, Marcos Zilli, Adriano Teixeira e Raquel Scalcon.

“Todos possuem longa trajetória de pesquisa sobre corrupção e a pesquisa em rede fortalece e amplia o espaço de influência da universidade no processo de formulação das políticas públicas”, explica Bechara. 

Além disso, todas instituições de ensino envolvidas são reconhecidas, nacional e internacionalmente, pela sua excelência e seriedade no desenvolvimento de projetos científicos. Como explica o RINT, a organização do livro foi colaborativa, com alto nível de comprometimento e qualidade, “principalmente, sob a liderança positiva de Annya Prusa e Paulo Sotero do Wilson Center”, acrescenta.

“Trata-se de uma publicação interdisciplinar, de caráter científico, cuja importância é identificar as principais oportunidades de aprendizado para o aperfeiçoamento do modelo brasileiro de enfrentamento da corrupção”, finaliza.

O livro está disponível para leitura aqui.