Da esquerda para a direita: André Pagani,  Richard Roe e Walter Bardenwerper.
Atualidades

Exchanging Hemispheres 2019

Confira a 3ª edição do programa internacional de verão da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie

26.06.201911h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Exchanging Hemispheres 2019

Na última segunda-feira, 24 de junho, a Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, realizou a abertura do programa internacional de verão Exchanging Hemispheres. 

O evento, realizado em inglês, contou com momento devocional do reverendo Jonatas Abdias, que enfatizou a importância da busca pelo conhecimento. Enquanto isso, a bancada foi composta pelos professores da FDir Jouberto Cavalcante; Pedro Buck, responsável pela área internacional e pela Coordenação de Atividades Complementares e Extensão; Regina Jorgeti, coordenadora de Atividades Complementares e Extensão; André Pagani, coordenador da Prática Jurídica e dos Juizados Especiais; e pelos professores estrangeiros Richard Roe, da Georgetown University e Walter Bardenwerper, professor visitante da Peking University School of Transnational Law.

O foco é aprender fazendo e não apenas escutando

Na abertura, os professores Roe e Bardenwerper, que começaram no mesmo dia suas aulas do curso Risk Management in Law, Business & the Stewardship of Nature’s Capital, falaram sobre ajudar os alunos a aprenderem os desafios da vida profissional, além de os orientarem a avaliar os riscos de suas decisões. 

“Estamos felizes em estar no Mackenzie, é uma universidade linda. Eu já trabalhei com professores daqui em alguns projetos, então é bom dar continuidade a eles e poder ensinar um curso adicional. Quero agradecer aos meus colegas do Mackenzie por serem incríveis anfitriões”, disse Richard Roe.

Os professores Buck e Pagani o conheceram no México, há cerca de dois anos. Nesse dia, Roe apresentava seu trabalho realizado no Distrito de Columbia, em Washington, e os professores da UPM ficaram bastante interessados. “O que mais chamou atenção foi a metodologia que o professor Richard Roe usa, que é uma metodologia interativa. A ideia é que os alunos aprendam fazendo e não apenas escutando. Ele ensina o Direito assim”, contou Pagani. “A ideia geral da filosofia do professor Roe é que os estudantes descubram o aprendizado, uma vez que não é papel do professor simplesmente entregar o conteúdo. Essa seria uma das formas dos alunos lembrarem mais do que estudaram”, acrescentou Bardenwerper. 

O diferencial desses cursos, lecionados por profissionais estrangeiros, é de “proporcionar uma troca de experiências com professores renomados nas áreas de atuação de cada um deles dentro da própria UPM, sem a necessidade de fazer uma viagem”, enfatizou a professora Regina, que também ressaltou a iniciativa da FDir no âmbito internacional. 

“A Faculdade de Direito tem investido fortemente na internacionalização, seja através dessa realização de cursos em parceria com universidades estrangeiras ou por meio da participação dos nossos alunos em competições acadêmicas de fora. Isso proporciona uma troca de experiências muito grande, um networking e uma vivência profissional que é exigida do nosso profissional nos dias de hoje”, disse Regina.

Alunos destacam a importância da internacionalização

Para o estudante do 1º semestre do curso de  Direito, Rodrigo Paixão, que começou a fazer o curso com os professores Roe e Bardenwerper, essa iniciativa da FDir é uma experiência bem interessante e agregadora justamente por ter professores de diversos países diferentes. “Tem professor que dá aula na China aqui, é muito legal isso. Estou super animado”.

Já Gustavo Vieira da Silva, primeiro mackenzista a conseguir uma oportunidade internacional por causa do Exchanging Hemispheres, expressou o quão relevante os cursos foram para a sua formação. “Na minha visão, o Exchanging traz uma visão crítica para o aluno enxergar o Direito brasileiro a partir do momento em que ele tem contato com o Direito estrangeiro” contou ele.

Formado na metade de 2017, Gustavo participou das edições dos anos anteriores. Ele participou em 2017 por querer aprender sobre a experiência em clínicas em Londres, envolvendo questões de como fazem para que os clientes tenham acesso ao poder judiciário ou acesso à justiça propriamente dita, verificando que boa parte de sua clientela são pessoas de baixa renda. Em 2018, ele participou por se interessar pelo conhecimento de como os conflitos são resolvidos nos Estados Unidos. 

“Os Estados Unidos são muito conhecidos por sua forma extrajudicial de resolução de conflitos e verifiquei que com a entrada em vigor da reforma trabalhista, existia um vácuo de resolução de conflitos extrajudicialmente e que eu poderia estar à frente da concorrência, trazendo essa nova forma de resolução de conflitos dentro da minha advocacia. Foi com esse mesmo pensamento que decidi também, conhecendo a parceria entre o Mackenzie e a Universidade Pepperdine, fazer o mestrado lá para me aprofundar ainda mais nessas formas de resolução de conflito, com a mediação, negociação e arbitragem”, afirmou ele. Gustavo iniciará seus estudos em agosto deste ano na Universidade Pepperdine, graças ao Exchanging.

Sobre a 3ª Edição do programa

 As aulas acontecem entre os dias 24 a 28 de junho e 05 a 16 de agosto de 2019, no campus Higienópolis. São cursos internacionais, realizados em parceria com universidades e professores estrangeiros, com metodologias inovadoras de diálogo e simulação prática.

Os estudantes da UPM poderão elaborar artigo de conclusão de curso para atribuição de até 15 horas de pesquisa. Além disso, serão emitidos certificados pela UPM para aqueles que realizarem os cursos.

Exchanging Hemispheres é destinado tanto para mackenzistas quanto para o público externo.

São seis cursos ofertados:

De 24 a 28 de junho:

- Business and Human Rights: Cases and International Developments (em inglês) - Prof. Humberto Cantú Riveira, Universidade de Monterrey.

O Direito do Trabalho sob Perspectiva Comparada: Regulações Europeia, Portuguesa e Brasileira  (em português) - Profa. Maria do Rosário Palma Ramalho, Universidade de Lisboa.

- Risk Management in Law, Business & the Stewardship of Nature´s Capital  (em inglês) - Prof. Walter W. Bardenwerper, Universidade de Peking e Prof. Richard Roe, Georgetown University.

De 05 a 07 de agosto:

- Comparative Constitutional Rights: Us Supreme Court and STF Cases (em inglês) - Prof. Cora True-Frost, Universidade de Syracuse.

De 07 a 09 de agosto:

- International Criminal Law and Courts (em inglês) - Prof. PhD Hilde Farthofer, Ludwig-Maximilians Universität – München.

De 12 a 16 de Agosto:

- Comparative Contract Law (em inglês) - Prof. PhD Ingeborg Schwenzer, Swiss International Law School.

Sobre o programa Exchanging Hemispheres

A FDir da UPM, junto à Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), desenvolveu o programa Exchanging Hemispheres com o intuito de potencializar a cultura internacional através de cursos de curta duração, visando a universalização, a interdisciplinaridade e o trabalho de professores com métodos ativos, saindo um pouco do típico ensino brasileiro.