Corrupção e Lei 12.973/2014 são temas do Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial

05.09.201614h32 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Corrupção e Lei 12.973/2014 são temas do Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial

Duas palestras movimentaram o Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis: Marcio Sobral, coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção, que abordou o tema “Panorama Internacional e Nacional das Normas e Procedimentos de Integridade do Setor Privado”, e Alexandre Garcia Querquilli, sócio da Consultoria Tributária da DELOITTE, falou da Lei 12.973/2014, que trata do novo marco contábil, que é o IFRS, trazido para o Brasil em 2008.

Em sua aula, Marcio Sobral explicou que é importante mostrar que a corrupção acontece em ambos os âmbitos, público e privado, e que o combate passa a ter um caráter mundial. “De uns tempos para cá, a partir de um reconhecimento mundial de que você precisa combater o lado público-privado da corrupção, uma série de convenções internacionais de vários países começaram a criar suas próprias legislações para fazer frente a esse combate”.

Já Alexandre Querquilli, ao falar da Lei 12.973/2014, tratou sobre o novo marco contábil, o IFRS, e mostrou que houve um período de transição, no qual os efeitos contábeis – esses efeitos novos trazidos pela contabilidade – passaram a ser neutros sob a ótica tributária, chamada de regime tributário de transição. Agora, os principais temas a serem tratados são relacionados à extinção desse ritmo tributário de transição. “É importante mostrar as mudanças que essa legislação trouxe em relação ao tributo sobre receita, e de como as empresas devem apurar o imposto de renda e a contribuição social”.