Em comemoração ao Dia do Químico, dia 18 de junho, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) inaugurou novos Laboratórios de Química na última sexta-feira (17).
O evento contou com a presença de diversas autoridades como o reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto; professora Leila Figueiredo Miranda, diretora da Escola de Engenharia (EE); professora Marcia Guiekezian, coordenadora do curso de química da EE; a antiga reitora Aurora Albanese, mentora intelectual do curso de química; representantes da Associação Brasileira de Química; do Conselho Regional de Química; da empresa Contec, além de diretores, professores, alunos, funcionários, colaboradores e convidados externos.
O laboratório foi construído dentro dos mais altos padrões de segurança internacionais, sendo moderno e praticamente o único laboratório de ensino do país que atende todas as normas de segurança. Acolhe alunos dos cursos de engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenheira de materiais, biologia, farmácia, nutrição e química, curso que completa 45 anos de existência.
A diretora da EE, professora Leila Figueiredo, agradeceu o apoio da reitoria e do Instituto Presbiteriano Mackenzie: “Agradeço muito, visto que não mediram esforços para que hoje pudéssemos estar aqui inaugurando esses laboratórios. Hoje, por volta de 1500 alunos passam por aqui. É um sonho muito grande não só para a Escola de Engenharia, mas para toda a universidade. Comemoramos também os 45 anos do curso de química, é uma dupla comemoração”.
O curso de química da UPM a cada ano recebe um reconhecimento maior no mercado de trabalho. Segundo o ranking da Folha de S. Paulo está em 13° no Brasil, contando com todas as instituições de ensino superior, e em 1° lugar como escola não-pública. Além desta conquista, pelo quarto ano consecutivo, o curso possui 4 estrelas no Guia do Estudante. “Isso se deve a três fatores essenciais: projeto pedagógico atual, corpo docente competente e atuante e, infraestrutura moderna com equipamentos compatíveis ao que o aluno encontrará no mercado de trabalho”, conta a coordenadora do curso, professora Marcia Guiekezian.
Em sua palavra, o reitor da UPM saudou a todos os envolvidos no projeto e ressaltou a importância da faculdade. “A química tem um papel extremamente importante dentro de um grande projeto desafiador, o Centro de Pesquisas Avançadas em Nanomateriais e Nanotecnologias - MackGraphe. É preciso olhar a química com olhos diferenciados, visto que é uma ciência básica na área das ciências biológicas e da saúde e na área tecnológica. Desejo que os alunos possam fazer um bom uso deste laboratório”.
Na reunião, o diretor de Administração e Gestão de Pessoas, doutor Marcos Freitas, aproveitou para comunicar a construção de novos laboratórios de engenharia. “Gostaríamos de dizer que esse realmente é um marco histórico para nós. O projeto Plano Diretor do campus Higienópolis, previsto para 2018, visa a construção de mais laboratórios. Entendemos que a engenharia precisa sempre estar à frente de seu tempo e o instituto reconhece isso”, finaliza do diretor.