
09.09.2025 - EM Universidade
No dia 11 de setembro, das 16h às 19h, o Mestrado em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (MackLiber), em parceria com o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), promovem o Webinário Corrupção em Debate.
O encontro reúne especialistas de diferentes áreas para discutir temas atuais que desafiam as instituições brasileiras. Participam Bruno Carazza, da Fundação Dom Cabral e autor de O País dos Privilégios; Marco Antônio Villa, da TV Cultura e Jovem Pan e autor de O Mensalão; Marcos Fernandes, da FGV e autor de A Economia Política da Corrupção no Brasil; e Roberto Livianu, procurador de Justiça e presidente do INAC.
Entre os tópicos em pauta estão as tentativas de enfraquecimento da Lei da Ficha Limpa, a baixa transparência nas emendas parlamentares e escândalos como as cobranças indevidas do INSS.
A professora Roberta Muramatsu, da UPM e uma das organizadoras, reforça que o objetivo é ampliar o diálogo entre academia e sociedade civil. Segundo ela, “a corrupção persiste de forma institucionalizada e seus efeitos distorcem a eficiência econômica e comprometem o desenvolvimento humano”.
Confira abaixo o cronograma:
Das 16h às 16h30 - Conferência: “A Economia da Corrupção no Brasil Revisitada” - Marcos Fernandes Gonçalves (FGV/EASP);
Das 16h30 às 17h - Conferência: “Brasil: Poder, Corrupção e Privilégios” - Bruno Carazza;
Das 17h às 17h30 - Conferência: "A corrupção sob a perspectiva da história e da mídia": Marco Antonio Villa;
Das 17h30 às 18h - Conferência: “O Instituto Não Aceito Corrupção: 10 anos de combate à corrupção”: Roberto Livianu.
Para participar do evento, basta clicar no link e se inscrever.
Serviço
Webinário Corrupção em Debate
Data: 11 de setembro
Horário: a partir das 16h
Inscrições: clique aqui
Mais informações: clique aqui





