6ª VivArte da AEJA agita o Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais
Exposição contou com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, relacionado ao tema Água e Sustentabilidade 

23.11.2023 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


A Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie realizou no último mês de outubro a 6ª edição da VivArte, exposição artística que apresenta trabalhos realizados pelos próprios alunos.
 
Durante quatro dias, quem passasse pelo auditório da Escola Americana poderia vislumbrar os trabalhos artísticos, todos desenvolvidos sob o tema Água e Sustentabilidade. “Abordamos o uso consciente da água, que é um elemento importante para a vida humana e de todos os seres vivos na natureza. Boa parte dos alunos trabalham com a coleta, a triagem e a reciclagem de resíduos (reciclagem). A intenção foi levá-los a buscar um olhar crítico e sensível sobre esta temática, além da busca pela renda familiar”, explica a professora de Artes da AEJA, Gilvania Altina dos Santos Coelho. 
 
A exposição era dividida em dois ambientes. O primeiro ambiente era um corredor que proporcionava uma imersão ao fundo do mar, exibindo a riqueza da criação e a perfeição dos detalhes da vida marinha. O segundo ambiente servia para refletir sobre um mundo que está se perdendo devido à ação humana, destacando o grande prejuízo que as próximas gerações sofrerão se não houver conscientização. 
 
“Ter a oportunidade de participar de um projeto educacional que promoveu um momento de reflexão e conscientização social sobre a preservação ambiental trouxe um ânimo extra para nossos alunos. Saber que seus trabalhos seriam expostos em um auditório aberto ao público gerou uma valorização emocional para cada um deles”, declara a orientadora pedagógica da AEJA, Talita do Vale Francisco, que afirma também que era visível a alegria e orgulho dos que tiveram seus trabalhos expostos. 
 
A VivArte combinou cultura e educação, proporcionando aos visitantes a oportunidade de apreciar obras de arte. Além disso, a exposição tinha como objetivo ampliar o conhecimento e a compreensão de todos sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental, bem como o uso inadequado de recursos. Um dos objetivos planejados era permitir que os alunos se envolvessem em habilidades socioemocionais de valorização e reconhecimento, por meio da conexão social com os visitantes, vendo suas obras sendo admiradas e desempenhando um papel social na promoção de reflexões enriquecedora.
 
“A exposição serviu como um meio de comunicação dos nossos alunos para o público, tanto pela forma emocional com a beleza da exposição em si e a concretização de um trabalho que envolveu muita expectativa e mão de obra, como de forma de provocá-los a uma temática de suma importância para a sociedade”, aponta a professora Gilvania Coelho. 
 
Além da disciplina de Artes, houve a participação de outras disciplinas no processo de produção de textos poéticos e finalização das peças criadas, bem como o envolvimento do Coral da Escola AEJA Mackenzie no preparo da apresentação de belíssimas músicas com a temática do evento. 
 
“No decorrer do trabalho os alunos foram se mostrando cada vez mais interessados, envolvidos e participativos nas decisões, mostrando compreensão do tema abordado e trazendo novas ideias, que juntamente à professora eram adaptadas para a concretização de cada uma das peças feitas”, diz a professora de Língua Portuguesa da AEJA, Vivian Silva do Nascimento. 
 
A Vivarte recebeu a visita dos alunos da nossa escola, do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) , bem como seus gestores. Além disso, contamos com a presença de estudantes de diversos cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento foi marcado por depoimentos significativos, incluindo o da consultora de gestão escolar da SUPEB, professora Sueli Silva de Almeida; do coordenador do curso de Teologia, professor Sérgio Ribeiro Santos; e da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Viviane Manzione Rubio.
 
A exposição também foi visitada por colaboradores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e convidados externos da família Mackenzista.