A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC), realizou o lançamento do Caderno de Projetos de Extensão Universitária 2025/2026, na última segunda-feira, dia 09 de fevereiro. A coletânea é um trabalho conjunto da Coordenadoria de Programas, Projetos e Serviços (CPES) e da Editora Mackenzie, responsável pela identidade visual, diagramação e impressão, que reúne uma síntese de 92 projetos em curso ao longo de 2025-2026.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida, comentou sobre a elaboração do Caderno, com a ajuda dos coordenadores de extensão durante o inventário do projeto. “Nós conseguimos, no segundo semestre do ano passado, ter um elenco de 154 projetos, devidamente cadastrados e ativos, aqui na Universidade. A ação extensionista não se dá apenas por meio de projetos, mas quando se dá, é tudo documentado, por isso termos cadastrados 154 iniciativas foi muito bom”, definiu.
Segundo a coordenadora da CPES, professora Miriam Rodrigues, “a importância do Caderno de Projetos é muito grande, minimamente para que possamos, enquanto unidades acadêmicas, conhecer as atividades desenvolvidas pelas outras unidades. São 92 projetos, uma amostra representativa de um universo amplo, com projetos de todas as unidades acadêmicas”.
A professora também explicou que os projetos extensionistas são separados em sete áreas temáticas - comunicação, direitos humanos, educação e cultura, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho – e são apresentados pelo nome, coordenador do projeto, número de professores e alunos envolvidos, unidade acadêmica a qual pertence, entre outras informações. “São Itens essenciais para a qualificação do projeto extensionista na Universidade”, afirmou Miriam.
O coordenador da Editora Mackenzie, professor Sérgio Dantas, agradeceu a confiança e parceria da Reitoria e da PREC, além de citar nominalmente os membros da equipe da Editora que participaram do projeto. “Juntamos a expertise editorial com a expertise de diagramação. É mais um material que desenvolvemos, buscando mostrar um pouco mais de arte e de refinamento gráfico em tudo aquilo que é feito na Universidade”, disse.
Sobre a criação da capa do Caderno, Sérgio Dantas explicou que as esferas representam a mobilidade acadêmica. “Não à toa, são esferas para mostrar o quanto o papel da extensão é circular, vai e volta, e sempre se reinicia”, definiu o coordenador da Editora Mackenzie.
Antes do encerramento, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, falou sobre a importância do lançamento do Caderno. “Permite a comunidade e aos nossos professores um conhecimento melhor sobre o que as outras unidades e pessoas estão fazendo, que nem sempre é fácil de encontrar. É você, professor, que está lá, com seu projeto e seus estudantes aparecendo”, disse.
O Caderno de Projetos de Extensão Universitária 2025/2026 está disponível na versão on-line aqui e, em breve, estará disponível na versão impressa.







