Faculdades

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio realiza evento com palestra e oficinas criativas

Atividades incentivaram os alunos à reflexão, ao bem-estar e ao desenvolvimento de habilidades manuais e emocionais

24.10.202515h22 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio realiza evento com palestra e oficinas criativas

Na última segunda-feira, dia 20, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie (FPM) Rio realizou a 3ª edição do evento Metanoia, um momento de inspiração, mudança e renovação no campus. A ação começou com uma mensagem do diretor da faculdade, professor Wladymir Soares de Brito, que deu o tom acolhedor e reflexivo do encontro. Em seguida, o Diretor de Execução Comercial da Coca-Cola, Paulo Mendes, ministrou uma palestra sobre suas experiências e reflexões profissionais, desde o período em que atuava na Marinha até sua trajetória na empresa atual.

“A oportunidade vem quando você menos espera. Se você não a agarra por medo, ela vai passar. Depois de sair da Marinha, tornei-me prestador de serviço da Coca-Cola, quando surgiu um processo seletivo interno e me candidatei. Eram 20 vagas para 8 mil candidatos. Entrei para a Coca-Cola e já estou há 33 anos. O que mais me chama atenção nessa empresa é o espírito inovador e transformador", comenta Paulo.

Ao longo do dia, o público também pôde participar de oficinas práticas e interativas sobre como fazer hambúrguer e cocada, pintar com aquarela, criar uma horta, cuidar de orquídeas, além de uma roda de conversa sobre higiene mental, com foco no cuidado e no bem-estar.

A oficina de hambúrguer foi conduzida pela chef Sthefani Teixeira, que ensinou como preparar um hambúrguer artesanal em casa e compartilhou alguns segredos imperdíveis. A aluna Maria Luiza, do segundo período do curso EaD de Marketing do Mackenzie, acompanhou tudo de perto e comentou sobre a experiência, “o que mais me chamou a atenção foi o cuidado dela na hora de produzir. Ela falou sobre cada ingrediente, as gramaturas, consegui anotar tudo direitinho”, afirma a estudante.

A oficina de aquarela foi ministrada pela assistente da Capelania da instituição, Roberta Fonseca, que ensinou um pouco sobre a técnica da pintura, como as cores e a água se comportam no papel, as primeiras pinceladas e as possíveis dificuldades por ser uma arte que “tem vida própria”, já que a tinta se movimenta de forma espontânea. A aluna do 7º período do curso de Direito, Márcia Mendonça, compartilhou sua percepção, “foi uma oportunidade de aprender algo novo e realmente é uma terapia. Você vai pintando e percebe que não tem o domínio da tinta nem da água. Elas seguem o próprio caminho e se expressam de um jeito que não é exatamente o que você planejou. É algo que foge do nosso controle, e, para mim, que sou uma pessoa que gosta de ter o controle, foi uma lição de que nem tudo está sob o nosso domínio. A aquarela mostra um pouco disso.”

Já a oficina de horta, ministrada pela professora de Economia da FPM Rio Michelle de Lima Nunes, fez os participantes colocarem "a mão na terra". Ela ensinou como fazer mudas, transportar plantas entre vasos e o modo correto de plantio. A aluna do 4º período de Psicologia da FPM Rio, Carol Gonzalez, que está em sua quinta graduação, destacou a experiência como única, “tenho 45 anos e nunca presenciei um momento tão mágico. Estou maravilhada com essa oportunidade. A oficina de horta foi maravilhosa, porque é um momento de reconexão. A gente estuda, trabalha, corre de um lado para o outro e ter esse contato com a terra, com as pedras e com as plantas foi muito gostoso.”

Carol, que não tinha plantas em casa, acrescentou, “depois da aula de hoje, com certeza vou ter. Eu não sabia a diferença entre terra adubada ou não, nem as alternativas de aterramento. Aprendi muito e agora quero ter minha própria plantaçãozinha.”

O evento foi encerrado com uma roda de conversa mediada pelo professor e psicólogo da instituição Paulo César Guimarães. Com grande participação do público, o objetivo do encontro foi trocar experiências voltadas ao fortalecimento da saúde mental diante dos desafios da atualidade.

“Grande parte das doenças provém de desequilíbrios emocionais, portanto, uma vida boa e equilibrada parece ser uma saída inteligente e alcançável”, destacou o professor.

Durante a conversa, foram discutidas práticas associadas à organização do espaço em que vivemos, físico e emocional, à importância de uma boa alimentação e hidratação, da prática regular de exercícios físicos e de um sono de qualidade. Também foram ressaltados hábitos como cultivar amizades, ter conversas agradáveis, dar boas risadas, manter propósitos de vida e estabelecer metas de curto prazo e alcançáveis.

O evento ainda contou com uma série de workshops temáticos, voltados à criatividade e ao aprendizado prático. O Burger Lab, comandado pela chef Sthefani Teixeira, revelou os segredos do hambúrguer artesanal. Logo depois, o chef Adérito encantou o público com a oficina Doces e Tradições: Cocada Cremosa, resgatando sabores e memórias da culinária brasileira.

Ao final, os participantes manifestaram satisfação com a atividade, destacando a praticidade do evento e sugerindo que ações semelhantes sejam realizadas com frequência. O Metanoia proporcionou aos alunos um dia diferente, repleto de aprendizado, trocas e momentos de descontração, reforçando o compromisso do Mackenzie Rio em promover uma formação integral que une conhecimento, valores e criatividade.

O capelão Sandro Matos também participou do evento.