Chegou a hora de aprender a fazer a Redação Nota 1000

Monitoria on-line ajudará estudantes que prestarão vestibular 

26.11.202017h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Chegou a hora de aprender a fazer a Redação Nota 1000

Será realizado, na próxima terça-feira, 1º de dezembro, o Redação Nota 1000, projeto que tem como objetivo ajudar estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) a melhorar o desempenho no ENEM, nos vestibulares das universidades mais tradicionais do brasil. A professora Roberta Savana estará à frente da atividade, que ocorrerá em cinco datas diferentes, pelo próprio BigBlueButton, do Moodle, apenas no período da tarde. Os mackenzistas serão desafiados, testarão algumas habilidades fundamentais para a construção de um bom texto e terão, ainda, uma mentoria completa para corrigir os eventuais erros cometidos.

O programa funcionará da seguinte maneira: os estudantes entrarão na sala virtual, onde um tema estará exposto, e todos terão uma hora para elaborar uma redação, seguindo as orientações pré-definidas no próprio ambiente digital. Na sequência, a professora Roberta Savana entrará na sala para discutir a ideia para o texto, comentar estratégias para o seu desenvolvimento, apresentar soluções para melhor organizar as ideias no conteúdo, tirar dúvidas, ajudar a reparar erros cometidos pelos estudantes e aprimorar as 5 competências exigidas no Enem.

A primeira competência diz respeito ao domínio da norma culta da língua portuguesa. A segunda, trata da compreensão da proposta de redação e da aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. A Competência III está relacionada a selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Já a Competência IV versa sobre a demonstração do conhecimento dos  mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. A quinta e última Competência determina a elaboração de proposta de solução para o problema abordado (no tema), mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 

“Será uma oportunidade para que possamos trabalhar uma das partes mais importantes das provas realizadas pelo País: a Redação. Muitas pessoas têm dificuldades em trabalhar os pensamentos em um texto de forma coesa e coerente. Nesse projeto poderemos identificar os principais obstáculos de cada estudante para que possamos encontrar soluções personalizadas. Temos em mente poder ajudar os alunos a desenvolver as aptidões necessárias para que consigam alcançar pontuações satisfatórias, sempre, claro, rumo à nota 1000!”, explicou a professora Andreza Costa Sampaio de Lima, Orientadora Pedagógica do Ensino Médio. 

O Redação Nota 1000 faz parte de uma série de ações projetadas pelo Ensino Médio para intensificar a preparação dos estudantes que prestarão vestibular. O segmento tem pensado em alternativas, mesmo durante o período da pandemia, para levar ainda mais atenção a este momento tão importante e decisivo para os formandos. Todas as propostas têm tentado agregar as Tecnologias de Comunicação e Informação às rotinas dos estudantes, ampliando as possibilidades de contato com os professores e otimizando o período de aprendizagem. 

Serviço
Redação Nota 1000
Datas e horários:
01/12 - Terça-feira - 16h20
02/12 - Quarta-feira - 17h
03/12 - Quinta-feira - 17h
07/12 - Segunda-feira - 16h
08/12 - Terça-feira - 16h20