
17.11.2025 - EM
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, esteve no dia 14 de novembro, visitando o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), ao lado da diretoria do HUEM e da superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Jane Sescatto, Massuda percorreu diversos setores do hospital, como oftalmologia, pronto atendimento, U.T.I. Neonatal e unidade de internação SUS.
Médico sanitarista formado pela UFPR e doutor em saúde coletiva pela Unicamp, Massuda é o atual número dois na hierarquia do Ministério. Durante a visita, ele destacou o trabalho que vem sendo realizado no Mackenzie.
“Fico muito feliz de voltar aqui e ver esse hospital vivo. É uma instituição que passou por um período de grandes dificuldades no passado. Na época em que estive na Secretaria de Saúde de Curitiba, junto com o prefeito Gustavo Fruet, nós tomamos várias medidas para apoiar a reestruturação do hospital, envolvendo até um trabalho importante do Ministério Público do Trabalho. Voltar agora sob a administração do Mackenzie, vendo as melhorias que estão sendo implementadas, os projetos que estão em desenvolvimento, é algo muito satisfatório”, elogiou o secretário.
Massuda destacou ainda que o HUEM é um grande parceiro do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, e que na realização de Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), esse é um dos principais hospitais do país. “É muito bom ver o quanto esse hospital pode estar se desenvolvendo e o quanto ele é importante para o SUS, para o SUS de Curitiba, para o Paraná e para o Brasil”, destacou Massuda.
Parceria de longa data
O diretor geral do Hospital Mackenzie, Tiago Tormen, falou sobre a parceria de longa data com o secretário Massuda, desde os tempos em que ele comandava a pasta da saúde em Curitiba. “Dr. Adriano é um antigo parceiro do hospital. Quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde, ele acompanhou toda a situação que o antigo Hospital Evangélico passou. É uma alegria recebê-lo em outro momento, quando o HUEM já almeja crescimento, tem trabalhado pela recuperação e o equilíbrio econômico-financeiro, e persiste com cada ano aumentando o número de atendimentos dos pacientes do SUS”, afirma.
Tiago citou também a participação do Mackenzie em todas as estratégias de saúde do governo federal, sobretudo com as ofertas de cuidado integrado e com o programa Agora Tem Especialistas: “Nós vamos trabalhando dia a dia em relação a isso, aumentando o número de consultas e de procedimentos realizados dentro do programa, o que acaba contribuindo com o equilíbrio financeiro do hospital e ao mesmo tempo beneficiando os pacientes do SUS.”





