Pandemia X Trabalho: os impactos no mundo corporativo

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Professor mackenzista reconhece modelo híbrido ideal para o desenvolvimento de ideias criativas e habilidades socioemocionais 

10.02.2023 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


Num contexto de pandemia, a proteção, o medo e o isolamento social impactaram diretamente nos métodos de trabalho, influenciando na saúde, relacionamento e rendimento de diversos profissionais. No caso do ambiente corporativo, o desempenho antes atrelado a jornada de trabalho, agora tem sido medido pela produtividade do funcionário, como explica o professor de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Carlos Jonathan Santos. 

Para ele, cada setor foi atingido de uma forma diferente, mas sem dúvidas o mundo todo sofreu com a redução de empregos e o aumento das incertezas. O professor comenta que durante a pandemia o avanço tecnológico foi de tamanho impacto que digitalizou processos em meses, que, normalmente, levariam anos. “Muitas pessoas perceberam que aquela reunião presencial poderia ser substituída por uma reunião on-line, ou mesmo por uma mensagem”, aponta o professor.  

Para além da praticidade nos processos, o trabalho à distância também foi influente na relação chefe e funcionário, por exemplo. Líderes que eram resistentes ao trabalho remoto precisaram rever a ideia, já que muitos foram forçados a trabalhar dessa forma.  “Os gestores precisaram aprender como se tornar presentes na vida dos funcionários, mesmo a distância, o que não é uma tarefa fácil”, explica.  

Por outro lado, os funcionários desenvolveram mais autonomia, já que não tinham o gestor ao lado, fisicamente, o tempo todo. Para ele, as empresas que precisam do funcionário presente a todo momento, são muito tradicionais e, por isso, terão dificuldades para reter talentos e contratar pessoas capacitadas. 

Outro aspecto analisado pelo professor Carlos Jonathan foram os desafios que surgiram com o chamado home office. Para ele, lidar com a saúde mental dos trabalhadores entra no topo das prioridades, já que as empresas não estavam preparadas para desenvolver iniciativas em prol do emocional. Em segundo lugar está a relação jornada de trabalho x produtividade, pois muitas empresas ainda estão mais preocupadas com o horário de entrada e saída dos funcionários. 
 
O docente ainda relata ter reconhecido diversas lições importantes com o período. "Devemos estar preparados para próximas pandemias, pois cientistas deixam claro que teremos mais desafios desta natureza no futuro próximo”, menciona. O professor Carlos Jonathan frisa que o trabalho à distância funciona, mas é uma condição para poucos, portanto entende que o modelo híbrido seja o ideal. Isso ajudará a desenvolver ideias criativas e habilidades socioemocionais, que são essenciais para qualquer pessoa que trabalhe com o outro. 

Confira algumas dicas do professor Carlos Jonathan para conciliar o trabalho no modelo híbrido: 
1. Tente ir ao escritório duas vezes por semana. Isso ajudará no desenvolvimento de suas habilidades interpessoais.  

2. Quando estiver na empresa, aproveite ao máximo para aproximar-se de seus colegas, gestores e subordinados.  

3. Quando estiver em casa, faça pausas para um café e separe uma hora para o seu almoço.  

4. Evite trabalhar no quarto, pois é o seu lugar de descanso e é necessário deixar claro para o seu cérebro.  

5. Organize e estabeleça metas diárias para que consiga cumprir os seus prazos e entregas. 

6. Fique atento à sua saúde mental. Reserve algum tempo para se dedicar a suas atividades preferidas.