Mackenzie Rio recebe o embaixador Paulo Roberto de Almeida

Compartilhe nas Redes Sociais
Estudantes da primeira turma do curso de Relações Internacionais aprenderam mais sobre a rica experiência do diplomata

06.10.2025 - EM Faculdades

Comunicação - Marketing Mackenzie


A Faculdade Presbiteriana Mackenzie (FPM) Rio recebeu, na última quinta-feira, 02 de outubro, o embaixador Paulo Roberto de Almeida, renomado diplomata e intelectual brasileiro, para uma palestra especial com os estudantes do curso de Relações Internacionais.

Com vasta experiência na diplomacia brasileira e autor de dezenas de livros e artigos sobre política internacional, economia e pensamento estratégico, o embaixador trouxe reflexões sobre os desafios contemporâneos das relações internacionais e compartilhou momentos marcantes de sua trajetória.

Ao ser questionado sobre qual conselho daria aos jovens que começam a jornada na área e sonham em construir uma carreira no cenário diplomático ou internacional, o embaixador compartilhou que "em primeiro lugar, selecionar suas leituras e concentrar todos os estudos em questões relativas à agenda internacional do Brasil e, de maneira geral, focar o interesse no material estritamente vinculada às relações exteriores do Brasil e dos problemas da política e da economia mundial, com forte ênfase no material disponível gratuitamente nas redes sociais e nos periódicos relativos a esses temas".

Além disso, ele recomendou leitura de jornais, como o Valor Econômico, que cobre perfeitamente todas as questões na área, e revistas internacionais que tem um amplo domínio sobre os temas mais relevantes, como a Economist. O embaixador também disse que usa a tecnologia a seu favor, como o Google Alerts, que seleciona todas as matérias relevantes. "Por exemplo, tenho Google Alerts, em inglês e português, cerca de dez palavras chaves", comentou.

A coordenadora do curso de Relações Internacionais, Fernanda Brandão, falou sobre a presença do diplomata. "Foi muito importante receber o embaixador, que além de ser um diplomata de carreira e ter ocupado postos importantes, como Washington e Genebra, participando de negociações no âmbito multilateral de relevância, ele também é um acadêmico da política internacional da diplomacia com obras publicadas. É um analista importante, mesmo não atuando de forma ativa na carreira diplomática, continua sendo uma referência da política externa brasileira", enfatizou a coordenadora.

Ao final do evento, o embaixador respondeu algumas perguntas e interagiu com os estudantes, fortalecendo ainda mais a experiência deles, o que amplia a formação acadêmica e profissional.