
29.08.2025 - EM Chancelaria
Como parte das comemorações de seus 20 anos de história, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie (FPM) Rio realizou um emocionante Culto em Ação de Graças, marcado por momentos de fé, louvor e celebração. A noite reuniu alunos, antigos alunos, professores, colaboradores e autoridades, tornando-se um marco nas festividades que celebram duas décadas de dedicação à educação, à fé e à missão do Mackenzie no Rio de Janeiro.
A celebração foi dirigida pelo capelão reverendo Sandro Matos e contou com a participação especial do Coral do Presbitério de Mesquita, que emocionou o público com uma apresentação de louvor e gratidão.
A mensagem da noite foi conduzida pelo presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), reverendo Roberto Brasileiro. Baseado no texto de Filipenses 4:10-20, ele destacou a importância da gratidão e do compromisso cristão ao longo da caminhada do Mackenzie Rio.
“É o povo do Rio presente. É a graça de Deus presente. É a oportunidade que Deus nos deu. E Paulo, deixa bem claro isso, fizeste os bens associando-me comigo. Eu nunca estive sozinho, poderia dizer Paulo. E essa obra não poderia ser levada a efeito sem a presença dos nossos queridos irmãos. Tanto de São Paulo, como do Rio, como de outros lugares, porque nós estamos presentes nos mais diferentes lugares do Brasil. Eu louvo a Deus por isso”, afirmou o reverendo Roberto Brasileiro.
Na ocasião, foram homenageados o próprio reverendo Roberto Brasileiro; o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Pereira Caldas; o presidente do Conselho Deliberativo (CD) do IPM, presbítero Hésio César de Souza Maciel; e o diretor-geral da FPM Rio, Wladymir Soares de Brito. Também esteve presente o diretor de Educação e Saúde, Luiz Roberto Martins Rocha, representando a Diretoria Executiva (Direx) e responsável pela unidade da FPM Rio; o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Marco Tullio de Castro Vasconcelos; e o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro.
O chanceler comentou sobre a recepção calorosa da comunidade carioca. “De uma maneira muito especial, todas as vezes que venho aqui sou recebido com o carinho e a alegria dos cariocas. Quero agradecer a Deus por todo o apoio que a Igreja Presbiteriana do Brasil, os colegas presidentes de sínodos, os presbitérios, os professores e os colaboradores desta instituição têm dado ao serviço que a Chancelaria oferece, para manter cada vez mais viva e vibrante a identidade institucional do Mackenzie. Sua visão, sua missão, seus princípios e valores”.
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, também se manifestou. “É uma alegria estar aqui, participando deste momento histórico e feliz, e louvar a Deus pelas vitórias conquistadas nestas duas décadas. Ainda há muito trabalho a ser feito, muitos desafios a serem enfrentados. Nesse sentido, gostaria não apenas de parabenizar o diretor, seu corpo de coordenadores, os professores e os funcionários, e desejar que Deus os abençoe, e que dias felizes venham pela frente, mas também de estender nosso apoio a esta Faculdade, assim como à Faculdade de Brasília, para que a Universidade, com seus 130 anos, que completaremos no ano que vem, possa colaborar com o desenvolvimento de nossas Faculdades isoladas”.
O diretor Wladymir Soares de Brito, agradeceu o apoio do Conselho Deliberativo e reforçou a gratidão à liderança. “O Mackenzie Rio é extremamente grato àqueles homens que nos dirigem através do nosso CD, como carinhosamente nós chamamos. Louvando aqui, é claro, o Conselho de Curadores e aqueles outros que integram esta nobre casa. O Conselho esteve e está ao lado do Mackenzie Rio. Nas suas decisões, nos seus planos, nas suas deliberações, nas suas orações, no seu olhar. Igualmente, posso afirmar, tal qual fiz em relação à Direx, que o Conselho Deliberativo nunca nos faltou. Bem ao contrário, sempre nos estimulou”.
O culto representou não apenas um momento de celebração institucional, mas também um testemunho de fé e unidade, reafirmando o compromisso do Mackenzie Rio com a formação integral, pautada na excelência acadêmica e nos valores cristãos que sustentam sua trajetória.














